Programa de Pós-Graduação em Patologia da FMUSP

Disciplinas

O Programa Patologia conta com disciplinas formativas metodológicas básicas e disciplinas avançadas em linhas de pesquisa. Dentre as disciplinas metodológicas, destacam-se dois grupos: 

   1) aquelas que objetivam lastrear o pós-graduando nas bases estatísticas, de desenho de estudo e epidemiológicas; 

   2) aquelas que instruem e treinam os doutorandos em técnicas laboratoriais avançadas, instrumentando-os para seus projetos.

Nas disciplinas avançadas de linhas de pesquisa específicas, os docentes ministram aulas e supervisionam a discussão de tópicos sobre o estado da arte de suas áreas, tratando de trabalhos recentes, muitos dos quais da própria autoria dos docentes e de seu grupo de pesquisa. Estimula-se que os estudantes também busquem algumas disciplinas em outros programas de pós-graduação de modo a propiciar maior interdisciplinaridade.

 

Área de Concentração 5144 – Patologia

Lista das disciplinas em oferecimento (com matrículas abertas)

Clique no nome da disciplina para mais informações

A disciplina Bases Éticas, Metodológicas e Gerenciais em Pesquisa Clínica tem sido oferecida totalmente à distância para pós-graduandos de diversos programas de mestrado e doutorado da Universidade de São Paulo, revelando-se uma experiência bem sucedida tanto por permitir a participação dos vários campi sem a necessidade de deslocamento para a capital, quanto pelo fato de congregar estudantes com visões diversas no campo de pesquisa, propiciando o exercício da interdisciplinaridade e lançando potenciais contribuições entre os participantes por aproximá-los por meio desta via.

O Programa Patologia colabora com videoconferências semanais, preparadas sob a forma de discussão anátomo-clínica, com necrópsia transmitida em tempo real, para outras faculdades de medicina no Brasil. Este conjunto forma uma página no site da Faculdade de Medicina da USP chamado “Telepatologia” (www.med.fm.usp.br/telepatologia). Este acervo tem como objetivo contribuir com o ensino-aprendizagem da patologia, e faz parte da iniciativa de se construir e testar técnicas de Ensino à Distância.

Na disciplina de Telemedicina os estudantes assistem aula através de plataforma Adobe Connect pela internet e os professores fazem o acompanhamento e avaliação do estudante comunicando-se com recursos de webconferência e lista de discussão em plataforma MOODLE.