Programa de Pós-Graduação em Patologia da FMUSP

Orientadores

Alberto José da Silva Duarte

Imunodermatologia, imunodeficiências primárias e secundárias,
diagnóstico laboratorial aplicado a imunodeficiências, imunomodulação experimental.

Médico graduado na Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (1971), com residência médica no HC-FMUSP, Doutorado em Nefrologia (Imunopatologia Renal) na UNIFESP, estágio de pós-doutoramento (Imunologia dos transplantes) no Brigham and Women’s Hospital – Harvard Medical School – EUA de 1981 a 1983 e também no Hôpital Necker / Inst. Pasteur no período de agosto a novembro de 1986. Foi responsável pelo Laboratório de Investigação Médica – LIM 56 de 1984 a 2021. Atuou como Presidente do Comitê Assessor de Vacinas do Ministério da Saúde do Programa Nacional de DST e Aids de 2005 a 2010. Foi Professor Associado do Depto de Dermatologia da FMUSP até 2009, pois neste ano passou a Professor Titular do Departamento de Patologia Clínica da FMUSP. Também em 2009 tornou-se Diretor da Divisão do Laboratório do HC-FMUSP (até hoje). Foi Diretor Técnico do Instituto Adolfo Lutz no período de 2011 a 2013. É Pesquisador CNPq- 1A. Produção Científica: 336 artigos completos publicados. Formou 18 Doutores e 22 Mestres. Nos últimos 5 anos foi outorgado com 5 Auxílios de Pesquisa (1 Temático) da FAPESP e 1 CAPES.

Alfésio Luís Ferreira Braga

Epidemiologia das doenças associadas aos contaminantes ambientais (ar, solo e água).

Médico formado pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro (1987), pediatra pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (1990), doutorado em patologia pelo Departamento de Patologia da FMUSP (1998) e pós-doutorado em epidemiologia ambiental pela Escola de Saúde Pública da Harvard (2001). Pesquisador do Núcleo de Estudos em Epidemiologia Ambiental do Laboratório de Patologia Ambiental e Experimental (LIM05), HCFMUSP, com linha de pesquisa voltada para a epidemiologia das doenças associadas aos contaminantes ambientais (ar, solo e água). Pesquisador do Grupo de Avaliação de Exposição e Risco Ambiental da Universidade Católica de Santos.

Amaro Nunes Duarte Neto

Ênfase em AIDS, doença de Chagas, HIV, infecção e epidemiologia.

Sem mais informações.

Carlos Augusto Gonçalves Pasqualucci

Ênfase em Patologia Cardiovascular, com foco em envelhecimento, doença de Alzheimer, demência vascular, demência e aterosclerose.

Sem mais informações.

Chao Lung Wen

Telemedicina, Saúde Conectada e Educação Digital.

Sem mais informações.

Chin An Lin

Pneumologia e Medicima Interna, atuando principalmente nos seguintes temas: air pollution, acupuntura, medical education e bioethics.

Sem mais informações.

Chin Jia Lin

Ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos temas: RNA mensageiro, receptores da somatotropina, córtex da suprarrenal, hipercortisolismo e tumorigênese.

Sem mais informações.

Denise Maria Avancini Costa Malheiros

Ênfase em Patologia Renal, com foco em transplante, glomerulopatias, insuficiência renal e histopatologia.

Sem mais informações.

Elvira Deolinda Rodrigues Pereira Velloso

Elvira Deolinda Rodrigues Pereira  Velloso é hematologista e atua na área de genética e neoplasias hematológicas, particularmente em síndrome mielodisplásica (SMD), leucemias agudas e predisposição germinativa à neoplasia mieloide, explorando fatores genéticos na gênese, progressão e prognóstico destas neoplasias.

Elvira Deolinda Rodrigues Pereira Velloso é hematologista e atua na área de genética e neoplasias hematológicas, particularmente em síndrome mielodisplásica (SMD), leucemias agudas e predisposição germinativa à neoplasia mieloide, explorando fatores genéticos na gênese, progressão e prognóstico destas neoplasias.

Possui graduação em medicina, mestrado, doutorado e livre docência em hematologia em pela Faculdade de Medicina da USP e estágio em Citogenética na Universidade Católica de Leuven. Desde 2015 é Professora associada de Hematologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Orientadora no programa de Pós-graduação de Patologia da FMUSP. É coordenadora médica dos laboratórios de citogenética do Hospital Israelita Albert Einstein e do Serviço de Hematologia do HCFMUSP e coordenadora do grupo de citopenias do serviço de Hematologia do HCFMUSP. Possuiu título de especialista em Patologia Clínica. Membro dos Comitês Científicos de Síndromes Mielodisplásicas da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH), do Grupo Latino em Síndromes Mielodisplásicas (GLAM) e do Comitê de Citogenética do Grupo de SMD em pediatria. Membro ativo da Associação Americana de Hematologia (ASH) e da Myelodysplastic  Syndrome (MDS) Foundation.

Disposição para orientar alunos de pós graduação com formação na área biológica ou de saúde.

Filomena Marino Carvalho

Pesquisa em Patologia Genital e Mamária, com linhas de pesquisa em infertilidade e alterações funcionais, histopatológicas e  moleculares dos processos oncogênicos, com destaque para fatores prognósticos e preditivos em câncer de mama, ovário,  endométrio e colo uterino.

Filomena Marino Carvalho é patologista e atua na área de Patologia dos tumores femininos e da mama, com linhas de pesquisa em infertilidade e alterações funcionais, histopatológicas e moleculares dos processos oncogênicos, com destaque para fatores prognósticos e preditivos em câncer de mama, ovário, endométrio e colo uterino. Filomena concluiu o Doutorado no Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina em 1992 e em 2002 se tornou livre-docente em Patologia Ginecológica. Desde 2005 é Professora associada onde é orientadora no Programa de pós-graduação com alunos de diferentes especialidades médicas, não restritos à Patologia. Membro de diversas sociedades médicas, como International Society of Gynecological Pathology, International Society of Breast Pathology, International Gynecologic Cancer Society, International Academy of Pathology – Divisão brasileira, Sociedade Brasileira de Patologia e Sociedade Brasileira de Mastologia. Atualmente é membro (assessor/consultor) da Comissão Nacional Especializada de Ginecologia Oncológica da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia). Possui título de especialista em Patologia e Mastologia.

Gil Bernard

Patologia Clínica/Medicina Laboratorial com ênfase no diagnóstico etiológico de derrames cavitários e fatores prognósticos em câncer.

Sem mais informações.

Leila Antonangelo

Experiência na área de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial com ênfase no diagnóstico etiológico de derrames cavitários e fatores prognósticos em câncer.

Sem mais informações.

Leslie Domenici Kulikowski

Foco no estudo da arquitetura do genoma e suas consequências para o fenótipo clínico.

Professor Livre Docente pelo Departamento de Patologia, com Mestrado e Doutorado em Morfologia e Genética. Coordenadora do Laboratório de Citogenômica e seu grupo de pesquisa.

Linamara Rizzo Battistella

Reabilitação no Sistema de Atenção à Saúde enfatizando um modelo de assistência baseado em evidencias cientificas, análise de custo-efetividade para a adoção de novas e avançadas tecnologias como robótica e neuromodulação.

– 1974 – Graduação em Medicina na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;
– 1976 – Residência em Medicina Física e Reabilitação na Faculdade de Medicina da
Universidade de São Paulo;
– 1990 – Doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo;
– 2005-2012 – Professora Associada Nível II na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo;
– 2012-2014 – Professora Associada Nível III na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo;
– 2014-Atual – Professora Titular de Fisiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Luiz Fernando Ferraz da Silva

Patologia de autópsias.

Sou graduado em Medicina pela FMUSP (2002), com Residência (2006) e Doutorado (2010) em patologia pela FMUSP e Post-Doc no Massachusetts General Hospital / Harvard Medical School entre 2015 e 2017. Desde 2011 sou professor do Departamento de Patologia da FMUSP. Neste período meu principal foco de pesquisa está relacionado à patologia de autópsias, não apenas no uso desta ferramenta para obtenção de material biológico e desenvolvimento de estudos na fisiopatologia de doenças, mas também no próprio desenvolvimento de diferentes estratégias e modalidades de investigação de causas de óbito, através de diferentes modalidades de autópsia como Autópsia Verbal, Autópsia Minimamente Invasiva, Autópsia Virtual, entre outras.

Acredito que a Pós-Graduação é um período bastante enriquecedor em termos de evolução acadêmica, e que a atuação do estudante de pós-graduação, atuando não apenas em seu projeto, mas em diferentes atividades no grupo de pesquisa, possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades, que são fundamentais no seguimento da vida acadêmica. Desta forma, embora haja necessidade de um investimento de tempo considerável, os estudantes podem se envolver em diferentes projetos e garantir um bom desenvolvimento científico e acadêmico neste processo. 

Número de orientações pretendidas – em média 1 nova por ano.

Perfil do aluno – Graduado na área de saúde, que tenha disponibilidade de ao menos 15 horas semanais de comprometimento com os projetos.

Marcos Amaku

Saúde Coletiva, com ênfase em modelagem matemática de dinâmica e controle de doenças infecciosas e análise de redes de contato em epidemiologia.

Professor associado com linha de pesquisa em modelagem matemática de dinâmica de doenças infecciosas. Desenvolveu projetos de modelagem de doenças infecciosas de transmissão direta (sarampo e COVID-19, entre outras) e indireta (dengue e febre amarela, entre outras). Com disponibilidade para orientar estudantes de pós-graduação com formação tanto na área biológica ou da saúde quanto em ciências exatas.

Marisa Dolhnikoff

Patologia pulmonar, patologia de autópsia e autópsia minimamente invasiva.

Sem mais informações.

Marta Imamura

Ênfase nas áreas de avaliação funcional do movimento, reabilitação  da dor crônica.

É médica graduada pela FMUSP em 1987. Recebeu o título de Médica Fisiatra em 1990. Realizou mestrado e doutorado pela mesma Faculdade de Medicina em 1994 e em 1998 respectivamente. Sua linha de pesquisa é na avaliação funcional do movimento e da incapacidade; reabilitação da dor crônica incapacitante. Oferece ate cinco vagas simultâneas para pós-graduandos nível doutorado, pelo Departamento de Patologia da FMUSP nas áreas de avaliação funcional do movimento; reabilitação da dor crônica. 

Mirian Nacagami Sotto

Ênfase em Dermatopatologia, com foco em imuno-histoquímica, imunopatologia, patologia, pele e leishmaniose tegumentar.

Sem mais informações.

Paulo Hilário Nascimento Saldiva

Efeitos da poluição do ar ambiente na saúde, com foco em patologia pulmonar, poluição atmosférica e saúde humana.

Sem mais informações

Raymundo Soares de Azevedo

Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos temas: soroepidemiologia, modelos matemáticos, rubéola, sarampo, estratégias de controle e vacinas.

Médico (FMUSP/1982), Patologista Clínico (Hospital das Clínicas/1987), com doutorado em Patologia (FMUSP/1992), pós-doutorado na Inglaterra (Imperial College/1993), livre-docência em Informática Médica (FMUSP/2002), oferece até 10 vagas de doutorado simultâneas para pós-graduandos com formação profissional nas áreas de saúde ou de ciências exatas que desejam desenvolver projetos em uma das seguintes linhas de pesquisa no Programa Patologia da Faculdade de Medicina da USP: epidemiologia de doenças infecciosas imunopreveníveis por vacinas; protocolos clínico-terapêuticos prospectivos e retrospectivos; sistemas de informação clínico-hospitalares; modelos de atendimento por telemedicina; avaliação e validação de novos métodos diagnósticos.

Thais Mauad

Anatomia Patológica, atuando principalmente nos temas: patologia pulmonar e ambiental com ênfase em asma e outras doenças obstrutivas pulmonares crônicas.

Sem mais informações

Venancio Avancini Ferreira Alves

Imuno-histoquímica, patologia molecular, fígado, neoplasia e doenças infecciosas.

– Diretor Técnico da Divisão de Patologia do Instituto Adolfo Lutz, de 1981 a 1995.

– Médico Assistente da Divisão de Anatomia Patológica do Hospital das Clínicas da  FMUSP, de 1981 a 1984.

– Professor do Departamento de Patologia da FMUSP desde 1984 .

– Diretor Técnico da Divisão de Anatomia Patológica do Hospital das Clínicas – FMUSP a partir de novembro de 2005

– Diretor Técnico do Laboratório de Anatomia Patológica do ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo a partir de 2008.

– Chefe do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP  de 08 de outubro de 2007 a 09 de setembro de 2011  e de 10/09/2013 a 09/09/2017.

 – Atual Vice-Chefe do Departamento de Patologia, Faculdade de Medicina da USP

Vera Luiza Capelozzi

Câncer de pulmão (marcadores preditivos e prognósticos), Biópsias Líquidas (líquido pleural e escarro), Doenças Intersticiais Pulmonares Agudas (Síndrome do desconforto respiratório agudo) e Crônicas (Pneumonias intersticiais idiopáticas, fibrose pulmonar idiopática, vasculites, granulomatoses infecciosas e não-infecciosas) e Colagenoses (com ênfase ao colágeno V e matriz extracelular).

Professora Associada de Patologia em regime de Dedicação Exclusiva (RDIDP), Chefe do Laboratório de Genômica Pulmonar do Departamento de Patologia da FMUSP e Consultora em Patologia Pulmonar. As principais linhas de pesquisa, experimental e aplicada, envolvem o Câncer de Pulmão (marcadores preditivos e prognósticos), Biópsias Líquidas (líquido pleural e escarro), Doenças Intersticiais Pulmonares Agudas (Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo) e Crônicas (Pneumonias Intersticiais Idiopáticas, Fibrose Pulmonar Idiopática, Vasculites, Granulomatoses Infecciosas e não Infecciosas) e Colagenoses (com ênfase ao Colágeno V e Matriz Extracelular). Os métodos utilizados na investigação incluem Morfometria, Imunohistoquímica, Imunofluorescência, Microscopia Confocal, Microscopia Eletrônica e Biologia Molecular. Interesse em orientação de Pós-Doutorado e Iniciação Científica.

Wilson Jacob Filho

Geriatria, com ênfase em idosos, envelhecimento saudável e atividade física.

– Médico formado pela FMUSP em 1976;

– Residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas em 1977-78;

– Médico Assistente da Divisão de Clínica Médica do HC-FMUSP desde 1979;

– Especialista em Geriatria pela AMB-SBGG em 1982;

– Doutorado em Medicina pela FMUSP em 1988;

– Professor Doutor do Departamento de Clínica Médica da FMUSP desde 1989;

– Coordenador Geral do Núcleo de Atendimento Domiciliar do HC-FMUSP desde 1996;

– Coordenador Geral do Hospital Dia do ICHC-FMUSP desde 1998;

– Diretor do Serviço de Geriatria do HC-FMUSP desde 1999; 

– Professor Livre Docente da Disciplina de Geriatria da FMUSP em 2004; 

– Especialista em Gerontologia pela SBGG em 2005; 

– Professor Titular da Disciplina de Geriatria da FMUSP desde 2006;

– Diretor da Unidade Clínica de CardioGeriatria desde 2017.

Wu Tu Hsing

Acupuntura, com ênfase em telemedicina, dor, medicina física e reabilitação.

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP (1984), residência em Medicina Física e Reabilitação pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (1985 a 1987), fez curso de Acupuntura em Veterans General Hospital em Taiwan (1989) e doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2001). Foi diretor da Divisão de Medicina Física do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Atualmente é Professor Doutor da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP, e diretor do Centro de Acupuntura do IOT/HC/FMUSP. Tem experiência na área de reabilitação, acupuntura, dor e acupuntura. Foi diretor do “site USP” no Brasil do curso: Principles and Practice of Clinical Research juntamente com Harvard University. Supervisor dos cursos pela Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC/FMUSP: Acupuntura, Fitoterapia Chinesa, Atuação em Dor para Médicos, Acupuntura em Dor Orofacial, Eletroterapia e Procedimentos Minimamente Invasivos guiados pelo Ultrassom. Oferece até 10 vagas de doutorado simultâneas para pós-graduandos com formação profissional nas áreas de saúde, de preferência já com boa base e experiência em Pesquisa Clínica.