Atores, fazeres e políticas culturais na América Latina: comunicação e cultura

TÍTULO:
ATORES, FAZERES E POLÍTICAS CULTURAIS NA AMÉRICA LATINA: COMUNICAÇÃO E CULTURA

Volume 1* Volume 2*
(*) OBS: Para facilitar o download, o livro foi dividido nos Volumes 1 e 2

ORGANIZAÇÃO:
VIVIAN URQUIDI;
MARGARIDA NEPOMUCENO;
MAYRA COAN LAGO;
JOANA DE FÁTIMA RODRIGUES;
RITA DE CÁSSIA MARQUES LIMA DE CASTRO;
SABRINA RODRIGUES
NÚMERO ISBN: 978-85-88376-03-8
Volume i e ii
DOI: 10.29327/524254
TIPO DE SUPORTE: E-BOOK
FORMATO EBOOK: PDF
SÃO PAULO
PROLAM-USP
2019

LIVRO IV
ATORES, FAZERES E POLÍTICAS CULTURAIS NA AMÉRICA LATINA: COMUNICAÇÃO E CULTURA

Volume 1 (PDF 10MB) Volume 2 (PDF 7MB)
APRESENTAÇÃO 08
Introdução 17
PARTE 1 – PATRIMÔNIO CULTURAL, MEMÓRIA, PAISAGENS E SOCIEDADE   19

Memória e Paisagens: São Paulo, Brasil e Córdoba, Argentina

Sylvia Adriana Dobry, Caio Boucinhas e Denise Falcão Pessoa

20

Travessia a Conde-PB: construção de caiçara coletiva na Praia do Amor

Mônica Duarte Aprilanti, Bruno Marambio Márquez e Andrés Garcés Alzamora

36

A biblioteca e a arena: dois poemas (significado e valor na arquitetura contemporânea latino-americana)

Peter Ribon Monteiro

48

Da identidade nacional ao patrimônio cultural latino-americano: a ressignificação do patrimônio cultural no Brasil e na Argentina (1930-2010)

Luciana Mendes dos Santos

61

Os “grandes homens” nas declaratórias de proteção do patrimônio histórico e artístico nacional argentino (décadas de 1940 e 1950)

Maíne Barbosa Lopes

75

O que podemos aprender com Havana? A política de preservação implantada na capital de Cuba como paradigma para projetos de salvaguarda em centros históricos

Vera Lucia Cardim de Cerqueira

90

Barroco na América Latina – aspectos críticos e terminologias

Percival Tirapeli

104

Vestuário e imagens: a função de identidade nacional das vestes das padroeiras da América Latina

Fuviane Galdino Moreira

116

Estudo de caso comparativo do tratamento dado aos monumentos Escultóricos na América do Sul: Brasil, Argentina e Chile

Amanda Regina CelliLhobrigat e Haroldo Gallo

131

Ações para a preservação do Patrimônio cultural Latino-Americano nas décadas de 1960 e 1970: o Brasil e os programas de “Cooperação Sul-Sul” da UNESCO

María Sabina Uribarren

146

PARTE II – CULTURA, PENSAMENTO E REPRESENTAÇÕES DOS POVOS ORIGINÁRIOS

 

157

Performance e experimentação poética em Douglas Diegues: notas sobre a poética do portunhol selvagem

Josué Ferreira de Oliveira Júnior

158

Artefatos indígenas Guarani Mbya: Arte, conhecimento e identidade cultural

Alzira Lobo de Arruda Campos e Marília Gomes Ghizzi Godoy

170

O método paleo-semiótico como possibilidade no estudo da essência andina na escultura e cerâmica dos índios Kadiwéu

Paloma Sofía Bazán Aparicio

186

El lenguaje visual autóctono americano del ámbito divino

Octavio Quesada García

199

O que as crianças da aldeia indígena Tekoa Pyau e Tenonde Porã desenham? Traçando alguns possíveis diálogos ao pensar desenhos e modo de ser Guarani Mbya

Priscila da Silva Oliveira

214

Em prol do progresso e da civilização: uma análise da condição indígena na Argentina e no Peru no final do século XIX

Giovana Eloá Mantovani Mulza e Isabel Cristina Rodrigues

227

Mito e prática social nos Andes: a festa da Virgen del Carmen de Paucartambo (Peru)

Danilo de Santana Cardoso

235

PARTE III – ARTE, CURADORIA E PRÁTICAS ARTÍSTICAS

 

245

Simpósio da I Bienal latino-americana de 1978: uma leitura de Mário Pedrosa

Carla Fatio

246

As muitas faces de Mário Pedrosa e a divulgação da crítica de arte latino-americana

Gabriela Abraços

259

Um trauma em imagens: O caso AMIA

Annateresa Fabris

267

Produção simbólica e transformação cultural do Chile: subsídios de análise por Gui Bonsiepe e por Mário Pedrosa

Marcelo Mari

280

Paulo Emílio: paraguaio, brasileiro, cubano ou mexicano?

Victor Santos Vigneron de La Jousselandière

291

Entre ruínas e fantasmas: a memória sobre a vertente ecológica da Arte nas instituições MAC, MAM e Fundação Bienal

Márcia Helena Girardi Piva

303

A moda em museus latino-americanos: atemporalidade e identidade

Tania Rajczuk Dombi

318

Artistas no cárcere: experiência curatorial no programa de residência artística internacional da Casa de Cultura da América Latina da Universidade de Brasília – OCA

Ana Avelar

331

O museu universitário e os povos indígenas. A experiência colaborativa de curadoria

Marília Xavier Cury

341

O “local” e o “forâneo” no rock “nacional” latino-americano dos anos 1990-2000: um estudo comparativo de dois casos

Larissa Fostinone Locoselli

354

O neorrealismo no cinema latino-americano: um estudo de caso

Teresa Midori Takeuchi

365

Fotografia brasileira e integração latino-americana: aspectos valorativos da participação brasileira nas mostras Hecho en Latinoamerica (México 1978/1981)

Marcelo Eduardo Leite

374

Mujeres en la música tradicional: prácticas femeninas en el contexto urbano

Mariela Loreto Pizarro Sippa

389

Canta nación com nación: el son jarocho e o jaropo llanero, una aproximación comparativa

Maria Betania Hernandez Jiménez e Gabriel Ferrao Moreira

401

Composición colaborativa transdisciplinar en Sudamérica. Grupo Contakte (Foz do Iguaçu/BR) y Circulo Creativo de Música Contemporánea (Caracas/VZLA): Nuevas perspectivas

María Betania Hernández e Marcelo Ricardo Villena

410

Diálogos Interdisciplinares entre musicologia e história

João Pedro Marcelino Camilo de Souza

422

Hace un tiempo vil en todos nosotros

Danusa Depes Portas

438

A cidade de Salvador por Edgard Navarro

Sérgio de Oliveira Silva e Milene de Cássia Silveira Gusmão

448

Arte contemporânea e processos sociais: práticas comunitárias no Sul da América do Sul

Paola Mayer Fabres

462

Coletivismo modernista e coletivismo atual na América Latina: o Taller de gráfica popular e as editoras cartoneras

Nicole Palucci Marziale

471

Ósmosis – Fase 4: presença de coletivo costarriquenho em Brasília

Marcella Nicoli Sousa Imparato

479

O caso da região da luz sob o aporte da criminologia cultural: Uma análise latino-americana dos grafites

Julia de Moraes Almeida

Um arquivo sobre arte latino-americana: experiências de pesquisa na graduação

Patrícia Leal Azevedo Corrêa

499

Arte latino-americana na educação básica: uma proposta para o ensino decolonial

Simone Rocha Abreu

509

TV infantil e pública: agendas sociais na televisão latino-americana para crianças

Giovana Rafaela Botti Resende

515

As novas mídias e a ampliação das fronteiras da comunicação

Tânia Maria de Oliveira Teixeira Pinto

523

Interfaces da pintura em artistas de Corumbá: peculiaridades de uma identidade fronteiriça

Bianca Maine Pereira e Paulo César Antonini de Souza

533

PARTE IV – PROXIMIDADES CULTURAIS

 

546

Duas gerações. Dois olhares. Arte e Política de Eugenio Dittborn e Gabriel Orozco

Cristina Susigan

547

Roberto Evangelista e Xul Solar: “do espiritual” (ou do “anti-racional”) em duas trajetórias artísticas latino-americanas

Roberta Paredes Valin

557

Humor gráfico: um estudo comparativo entre os trabalhos de Quino e Millôr Fernandes

Simone Siqueira Ferreira

570

Fronteiras latinas e a poética dos beiradões

Rafael Angelo dos Santos Lima e Rosemara Staub de Barros Zago

578

“Percursos”: narrativas sobre o curso afetivo na criação coletiva

Luiza de Resende Madeira e Thamires Cristina da Silveira

588

V – FRONTEIRAS POÉTICAS, HISTÓRIAS CONECTADAS, PALAVRAS EM REDE

 

600

Chacal e o coroamento do coletivo: a poesia marginal e a alegria nervosa nos anos de chumbo

Juliana Carvalho de Araujo de Barros

601

Histórias encontradas, ficções construídas: uma comparação entre Riva Palacio e José Mármol

Brenda Carlos de Andrade

615

Lima narrada: entre arquitetos e literatos

Ana Claudia Veiga de Castro

630

Intercâmbios culturais entre o Martim Cererê e La raza cósmica

George Leonardo Seabra Coelho

647

Deodoro Roca, leitor de poesia

Mayra Moreyra Carvalho

661

Laberinto: Desarticulação e disputa

Matheus Ribeiro Alves de Lima e Danusa Depes Portas

669

A literatura enquanto escrita do rastro: produção da memória em Mario Benedetti e Bernardo Kucinski

Victória Brasil Camargo e Katya Kozicki

678

Aproximações entre Espinosa e Amálio Pinheiro: breve recorte

Mara Lafourcade Rayel

691

Os dilemas da modernidade nos rincões nacionais: os escritos de viagem de Euclides da Cunha sobre a Amazônia (1904-1906) e de Roberto Payró sobre a Patagônia (1898)

José Bento de Oliveira Camassa

705

A (de)formação de uma nação: a figura de Eva Perón e seus desdobramentos históricos a partir do romance El desierto y su semilla, de Jorge Baron Biza

Laiane Marchon Ferreira

718

A construção da imagem do libertador Simón Bolívar na literatura latino-americana

Deninson Alessandro Fernandes Aguirre

727

A contribuição literária no processo de emancipação política da América Latina

Yvone Dias Avelino

738

A Colômbia de Fernando Vallejo em O despenhadeiro

Thais Milena Barbosa Carapiá

 746

As epopeias da Grande Guerra: mito e construção nacional – Brasil, Paraguai e Argentina – no pós-guerra da Tríplice Aliança

Ana Beatriz Ramos de Souza

756

Fronteiras e esquecimentos – A presença indígena entre o Brasil e o Paraguai em Noite dentro da noite, de Joca Reiners Terron

Cristiane Checchia

771

Projetos de edição literária e relações partidárias

Valeria De Marco

782

PARTE V – FRONTEIRAS ENTRE ARTE E A AÇÃO POLÍTICA

 

794

68-18

Mariane Beline Tavares

795

¡Sólo deseo estar viva!: Estrategias artísticas-políticas sobre el feminicidio en Teresa Margolles (México, 1963) y Regina José Galindo (Guatemala,1974)

Blanca Josefina Meneses Romero

804

Entre os limites da ação artística e ação política: conceitualismo nas ações de arte do CADA na ditadura chilena

Maria Eduarda Kersting Faria

816

Diego Rivera e Pablo Picasso: os diálogos possíveis da arte como denúncia dos povos oprimidos

Simone Cristina Garcia

829

Yo pisaré las calles nuevamente

Mariarosaria Fabris

839

Casa de las Américas e a construção de um projeto político latino-americano (1960-1962)

Isabella Duarte Pinto Meucci

848