Curso de Curta Duração 10: Concentração na mídia e regulação da comunicação na América Latina

Ministrante:

André Pasti – Doutor em Geografia Humana (USP), Professor do Cotuca/Unicamp, integra o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

Olívia Bandeira – Doutora em Antropologia Cultural (UFRJ), integra o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social

Ementa:

O curso pretende apresentar o cenário histórico de concentração na mídia na América Latina, problematizando os desafios da ausência de pluralidade e diversidade na propriedade dos veículos de comunicação de maior audiência e nas vozes em circulação no espaço público para as democracias na região; pretende também analisar as distintas regulações da comunicação, com ênfase nos marcos normativos ou em propostas de marcos normativos surgidos a partir dos anos 2000 em diferentes países da região. Por fim, pretende discutir novos desafios para democracias latino-americanas em um cenário de convergência, no qual os novos oligopólios dos meios de comunicação tradicionais somam-se às grandes plataformas digitais globais, que passam a deter grande controle sobre a circulação de informação no continente.

Para debater o problema da concentração da mídia na América Latina, o curso tem por base a pesquisa Monitoramento da Propriedade da Mídia (MOM Brasil), realizada pelos ministrantes deste curso no contexto do projeto global Media Ownership Monitor, que no Brasil é coordenado pela organização Repórteres Sem Fronteiras em parceria com o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. Na América Latina, o projeto foi desenvolvido também na Argentina, Colômbia, México e Peru, o que permite a apresentação e discussão de indicadores de pluralidade na mídia a partir de uma perspectiva comparada. Além disso, o curso analisa marcos regulatórios surgidos em outros países da região, como Bolívia, Equador, Uruguai e Venezuela.

Desenvolvimento e Cronograma:

De 7 a 9 de maio – Das 9h às 10h30

Primeira sessão (07/05/2019) – Propriedade e concentração da mídia na América Latina

Segunda sessão (08/05/2019) – A regulação da comunicação na América Latina

Terceira sessão (09/05/2019) – Novas e antigas agendas em disputa na comunicação latino-americana

Bibliografia:

BALDESSAR, Maria José; MONJE, Daniela Inés (Orgs.). . Diálogos latino-americanos: comunicação e democracia em tempos de convergência. São Paulo: Intercom, 2018.

BECERRA, Martín. De la concentración a la convergencia: políticas de medios en Argentina y América Latina. Buenos Aires: Paidós, 2015. .

BECERRA, Martín. Medios de comunicación: América Latina a contramano. Nueva Sociedad n. 249 , fev. 2014.

CABALLERO, Francisco Sierra; CASTRO, Rosa Elena Vallejo (Orgs.). . Derecho a la Comunicación: Procesos regulatorios y democracia en América Latina. Quito: Ciespal, 2017.

INTERVOZES. Monitoramento da Propriedade da Mídia no Brasil (Media Ownership Monitor Brasil) 2017 . [S.l.]: Repórteres Sem Fronteiras; Intervozes. Disponível em: <http://quemcontrolaamidia.org.br>. Acesso em: 3 nov. 2017. , 2017.

INTERVOZES. Monopólios digitais: concentração e diversidade na Internet . [S.l.]: Intervozes. Disponível em: <http://intervozes.org.br/arquivos/interliv012monodig.pdf>. , 2018

LORETI, Damián; LOZANO, Luis. El derecho a comunicar: los conflitos en torno a la libertad de expresión en las sociedades contemporáneas. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2014. .

MARINO, Santiago (Org.). El audiovisual ampliado: políticas públicas, innovaciones del mercado y tensiones regulatorias en la industria de la televisión argentina frente a la convergencia. Buenos Aires: Ediciones Universidad del Salvador, 2016. .

MASTRINI, Guillermo; CHARRAS, Diego De; FARIÑA, Cecilia. Nuevas formas de regulación internacional y su impacto en el ámbito latinoamericano. In: MASTRINI, Guillermo; BIZBERGE, Ana; CHARRAS, Diego De (Orgs.). . Las políticas de comunicación en el siglo XXI: nuevos y viejos desafíos. Buenos Aires: La Crujía, 2012.

MORAES, Dênis De. Vozes abertas da América Latina: Estado, políticas públicas e democratização da comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, Faperj, 2011. .

OBSERVACOM. Regulación OTT: claves de una regulación democrática de los servicios de internet (“over-the-top”) para garantizar una Internet libre y abierta y en pleno ejercicio de los derechos digitales y la libertad de expresión. [S.l.]: Observacom. Disponível em: <http://www.observacom.org/sitio/wp-content/uploads/2017/09/Claves-para-la-regulaci%C3%B3n-de-los-servicios-OTT-OBSERVACOM.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2018. 2018.

SAINTOUT, Florencia; VARELA, Andre (Orgs.). Voces abiertas. Comunicación, política y ciudadanía en América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2015.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.

SEL, Susana. Comunicación alternativa y políticas públicas en el combate latinoamericano. La comunicación mediatizada: hegemonías, alternatividades, soberanías. Buenos Aires: CLACSO, 2009.