Curso de Curta Duração 20: As questões indígenas e ambientais na América Latina contemporânea. Uma abordagem a partir das Epistemologias do Sul

Ministrante:

Bruna Muriel – Professora Adjunta do Bacharelado em Ciências e Humanidades e do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC – UFABC. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Integração da América Latina, da Universidade de São Paulo PROLAM-USP (2012-2016), com mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Complutense de Madrid (2010).

Ementa:

As questões indígenas e ambientais na América Latina contemporânea. A alta demanda asiática por matéria-prima. O extrativismo como núcleo do desenvolvimento nacional dos países latino-americanos. Impactos sociais e ambientais das atividades extrativistas em áreas indígenas e biodiversas. O Sul geográfico e o Sul epistêmico. A articulação transnacional da luta indígena e ambientalista como expressão do cosmopolitismo subalterno.

Desenvolvimento e Cronograma:

De 7 a 9 de maio – Das 9h às 10h30

Primeira sessão (07/05/2019) – Apresentação do curso. O Sul geopolítico e o sul epistêmico. As questões indígenas e ambientais na América Latina a partir das Epistemologias do Sul.

Segunda sessão (08/05/2019) – Do global ao local. A alta demanda asiática por matérias primas e o extrativismo como eixo do desenvolvimento nacional dos países latino-americanos. Os impactos ambientais e sociais do extrativismo em territórios indígenas e áreas de proteção ambiental.

Terceira sessão (09/05/2019) – Do local ao global. A articulação transnacional da luta indígena e ambiental como expressão do cosmopolitismo subalterno na América Latina. O Buen Vivir. A luta da Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica/COICA pelos povos e floresta da Amazônia.

Bibliografia:

ACOSTA, A. El Buen Vivir: Sumak kawsay, una oportunidad para pensar otros mundos.Barcelona: Icária, 2012.

ANDOLINA, Robert; LAURIE Nina; RADCLIFFE, Sarah. “Indigenous peoples and political transnationalism: globalization from below meets globalization from above”. Oxford University. 2002.

COICA. Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica. COICA versus IIRSA, COICA: 2009.

FURTADO, C. O Mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

GUDYNAS, E. Diez tesis urgentes sobre el nuevo extractivismo: Contextos y demandas bajo el progresismo sudamericano actual. In: SCHULDT, J. et al. Extractivismo, Política y Sociedad. Quito: CAAP/CLAES, 2009. pp. 187-225.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E.(org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO/ Colección Sur Sur, 2000. pp. 227-278.

SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (orgs.). Epistemologia do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. pp. 455-491.____. Introdução. In: SANTOS, B. S. (org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

______. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: ______. (org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004. pp. 23-56.

OIT. Convenção nº 169 da OIT sobre Povos Indígenas e Tribais. OIT: Genebra, 1989.

LANDER, Edgardo Ciencias sociales: saberes coloniales y eurocéntrico. In:_____. (org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Buenos Aires: CLACSO/ Colección Sur Sur, 2000. pp. 34-78.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter e QUENTAL, Pedro de Araújo. Colonialidade do poder e os desafios da integração regional na América Latina. Polis [Online]. Santiago, n. 31, s/p, dez. 2012.

URQUIDI, Vivian. O Movimento Cocaleiro na Bolivia. São Paulo: Hucitec, 2007.

VITALE, D. Democracia global e movimentos indígenas na cooperação sul-americana: um olhar para as comunidades amazônicas. In: ___; Elsa Kraychete. (Org.). O Brasil e a Cooperação Sul-Sul: dilemas e desafios na América do Sul. 1ed.Salvador: Edufba, 2015, v. 1, p. 20-50.

VIVEIROS DE CASTRO, E. Perspectivismo e Multinaturalismo na América Indígena.

In:______. A inconstância da Alma Selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: