Curso de Curta Duração 04: Museus de Memória na América Latina

Ministrante:

Bruno Silveira Carvalho – Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Mackenzie em 2002, pós-graduado pela Escola da Cidade em 2018 no programa Civilização América: Geografia, Cidade e Arquitetura. Desenvolve pesquisas sobre lugares de memória e arquitetura contemporânea na América Latina como aluno especial para o mestrado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e como professor assistente na Escola da Cidade.

Ementa:

O curso pretende fazer uma leitura da América Latina através dos seus museus de memória, abordando momentos de violência, dor e violação dos direitos humanos ocorridos durante o século XX. Propõe-se a uma reflexão através do campo da Arquitetura e do Urbanismo, identificando um novo modelo de equipamento urbano pensado a partir de práticas participativas, educação e justiça social. A proposta é contextualizar e contrapor esses espaços aos primeiros museus de memória criados durante a reunificação da Alemanha. Fundamentar as estratégias de representação da memória imaterial a partir da sua escala territorial (relação do edifício com o meio físico e geográfico), escala urbana (relação do edifício e a cidade) e escala cultural (relação do edifício com a identidade e memória).

Desenvolvimento e Cronograma:

De 7 a 9 de maio – Das 9h às 10h30

Primeira sessão (07/05/2019) – Caracterização dos museus de memória; Panorama dos museus de memória na América Latina; Contextualização e contraposição aos primeiros museus de memória criados durante a reunificação da Alemanha: Memorial do Holocausto e Museu Judaico de Berlim.

Segunda sessão (08/05/2019) – Detalhamento da experiência do Museo de la Memória y los Derechos Humanos (Santiago, Chile), Museo Memoria y Tolerancia (Cidade do México) e Lugar de la Memória, la Tolerância y la Inclusión Social (Lima, Peru).

Terceira sessão (09/05/2019) – Detalhamento da experiência do Centro de Memória, Paz y Reconciliación (Bogotá, Colômbia) e Museo Casa de la Memória (Medelín, Colômbia); Caracterização do modelo latino-americano.

Bibliografia:

AGUILLERA, Carolina e CACERES, Gonzalo. Signs of State Terrorism in Post-Authoritarian Santiago: Memories and Memorialization in Chile. Dissidences. vol. 4 n. 8 (2012).

BELLO, Martha Nubia Albarracin. Arquitectura, memoria y reconciliación. Bogotá-Colômbia, 2017.

BROWNE, Enrique. Otra Arquitectura En América Latina, Arquitectura Latinoamericana. Mexico: G. Gili,1988.

DRINOT, Paulo. El Ojo que Llora, las ontologías de la violencia y la opción por la memoria en Perú. 2007.

FEHR, Lucas. O projeto frente a questões contemporâneas da cidade e da arquitetura. O museo de La Memoria de Santiago do Chile. Teses USP, 2010 (doutorado).

GORELIK, Adrian e PEIXOTO, Fernanda. Introduccíon: Cultura y perspectiva urbana. In: Cidades sudamericanas como arenas culturales. Buenos Aires: Siglo XXI, 2016.

GORELIK, Adrian. Das vanguardas à Brasília: cultura urbana e arquitetura na América Latina. (Trad. Maria Antonieta Pereira). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.

GUERRA, Abílio. O arquiteto e a cidade contemporânea. São Paulo: Romano Guerra Editora, 2009.

GUTIÉRREZ, Ramón. Arquitetura Latino-Americana: Textos para reflexão e polêmica. São Paulo: Nobel, 1989.

HERTZBERGER, Herman. Lições de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2 ed, 1999.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora UNICAMP, 1990.

MOANNA, Mayu. Chappell, Nancy. Yuyanapaq. Para recordar. Relato visual del conflito armado interno, 1980-2000. Perú, 3ed, 2015.

MONTANER, Josep Maria. Sistemas arquitetônicos contemporâneos. Barcelona: Gustavo Gili, 2009.

MONTANER, Josep Maria. Museos para el siglo XXI. Barcelona: Gustavo Gili, 2003.

MOORE, Charles e Allen G. Dimensiones de la arquitetura. Barcelona: Gustavo Gili, 1976.

MORAÑA, Mabel. Inscripciones Criticas. Ensayos sobre cultura latinoamericana. Chile, 2014.

NAIDU, Ereshnee. From memory to action: a toolkit for memorialization in post-conflict societies. New York: the International Coalition of sites of Conscience, 2012.

NORA, Pierre. ENTRE MEMÓRIA E HISTÓRIA. A problemática dos lugares. In PROJETO HISTÓRIA: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP (Pontifícia Católica de São Paulo). São Paulo, SP – Brasil,1981.

PINO, Ponciano Del e AGUERO, José Carlos. Cada Uno, Um Lugar de Memoria. Lima-Perú, 2014.

RASMUSSEN, Steen Eiler. Arquitetura Vivenciada. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

ROMERO, José Luis. América Latina: as cidades e as idéias. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.

SEGAWA, Hugo. Arquitectura latinoamericana contemporánea. Barcelona: Gustavo Gili,2005.

SCHNEIDER, Bernhard. Daniel Libeskind Jewish Museum Berlim: Between the Lines. Prestel,1999.

STERN, Steve J. The memory question in democratic Chile, 1989-2006. Durham, North Coarolina: Duke University Press, 2010.

UNZUETA, Sonia Péres e JARA, Blas de. Lugar de la Memoria Tolerancia y la Inclusión Social. Lima-Perú, 2015.

VILLORO, Juan. Iguanas y dinosaurios. América Latina como utopía del atraso. In: Efectos personales. Bracelona, Anagrama, 2000.

WEINRICH, Harald. LETE: Arte e crítica do esquecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.