Seminário de Pesquisa 18 – Trabalhos aprovados

Arte contemporânea e processos sociais: práticas comunitárias no Sul da América do Sul
Paola Mayer Fabres

Coletivismo modernista e coletivismo atual na América Latina: o Taller Gráfica Popular e as editoras cartoneras
Nicole Palucci Marziale

Um trauma em imagens: o caso AMIA
Annateresa Fabris

Artefatos Indígenas Guarani Mbya: Arte, Conhecimento e Identidade Cultural
Marilia Gomes Ghizzi Godoy, Alzira Lobo Arruda Campos

Artistas no cárcere: experiência curatorial no Programa de Residência Artística Internacional da Casa de Cultura da América Latina da Universidade de Brasília – OCA
Ana Candida Avelar

Duas gerações. Dois olhares. Arte e política de Eugenio Dittborn e Gabriel Orozco
Cristina Susigan

Um arquivo sobre arte latino-americana: experiências de pesquisa na graduação
Patricia Leal Azevedo Corrêa

Entre Ruínas e Fantasmas: a memória sobre a vertente ecológica da Arte nas instituições MAC, MAM e Fundação Bienal
Márcia Helena Girardi Piva

Fotografia brasileira e integração latino-americana: aspectos valorativos da participação brasileira nas mostras Hecho en Latinoamerica (México 1978/1981)
Marcelo Eduardo Leite

Canta nación con nación. El son jarocho y el joropo llanero, una aproximación comparativa.
Maria Betania Hernandez, Gabriel Ferrao Moreira

Composición colaborativa transdisciplinar en Sudamérica. Grupo Contakte (Foz do Iguaçu/BR) y Circulo Creativo de Música Contemporánea (Caracas/VZLA): nuevas perspectivas.
Marcelo Ricardo Villena, María Betania Hernández

“El Malo” de Willie Colón: diálogos interdisciplinares entre musicologia e história
João Pedro Marcelino Camilo de Souza, Gabriel Ferrão Moreira

Cultura latino-americanos e a Educação: Relatos de uma Política Pública de reconhecimento em São Paulo
Adriana de Carvalho Alves

Música de Concerto Latino-Americana, Invisibilidade e Poder
Semitha Heloisa Matos Cevallos

Combatendo “sujeições” culturais na arte: apontamentos críticos de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura da América Latina na década de 1970.
Eustáquio Ornelas Cota Jr.

68-18
Mariane Beline Tavares

Arte na era do Antropoceno: perspectivas latino-americanas na produção contemporânea nas Artes Visuais
Gabriela Canale Miola

Pensando en Mediación cultural: Ampliación y lucha por los derechos humanos en América latina. Prácticas de emancipación en perspectiva decolonial.
Yuli Andrea Ruiz Aguilar

Hibridismo cultural e cultura alimentar a partir da oferta de produtos nos mercados públicos/populares na América Latina
Fábio Molinari Bitelli

A historieta argentina durante a ditadura militar – um estudo sobre a obra de Héctor Oesterheld
Ana Lúcia Mendes Antonio

Ósmosis – Fase 4: presença de coletivo costarriquenho em Brasília
Marcella Nicoli Sousa Imparato

A invenção da fotografia latino-americana como estratégia política
Maíra Costa Gamarra

¡Sólo deseo estar viva!: estrategias artísticas-políticas sobre el feminicidio en Teresa Margolles (México, 1963) y Regina José Galindo (Guatemala,1974)
Blanca Josefina Meneses Romero

Roberto Evangelista e Xul Solar: “do espiritual” (ou do “anti-racional”) em duas trajetórias artísticas latino-americanas.
Roberta Paredes Valin

Fronteiras Latinas e a Poética dos Beiradões
Rafael Angelo dos Santos Lima, Rosemara Staub de Barros

A moda em museus latino-americanos: atemporalidade e identidade
Tania Rajczuk Dombi

El Bloqueo e a Terceira Bienal de Havana
Maria de Fatima Morethy Couto

Cruzando mares e fronteiras: a circulação de artistas do universo da escultura entre América Latina e Europa.
Rafael Dias Scarelli

Diego Rivera e Pablo Picasso: Os Diálogos Possíveis da Arte como Denúncia dos Povos Oprimidos
Simone Cristina Garcia

Entre os limites da ação artística e ação política: conceitualismo nas ações de arte do CADA na ditadura chilena
Maria Eduarda Kersting Faria

Aproximaçõs entre Espinosa e Amálio Pinheiro: Breve Recorte
Mara Lafourcade Rayel

Humor Gráfico: um estudo comparativo entre os trabalhos de Quino e Millôr Fernandes
Simone Siqueira Ferreira

Percepções do não visível: a arte bidimensional na região fronteiriça de Mato Grosso do Sul
Paulo César Antonini de Souza

Simpósio da I Bienal Latino-Americana de 1978: uma leitura crítica de Mário Pedrosa
Carla Francisca Fatio

“Percursos”: Narrativas sobre o “curso” afetivo na criação coletiva
Luiza Madeira, Thamires Silveira

O “local” e o “forâneo” no rock “nacional” latino-americano dos anos 1990-2000: um estudo comparativo de dois casos
Larissa Fostinone Locoselli

Notícias da América de Paulo Nazareth: hibridismo e tradição
André Vechi Torres

A Experiência Metropolitana nas Margens – Aproximações possíveis entre os grupos “Santa Helena” e “La Boca”
João Carlos Teixeira Junior

A Crítica de Arte e a Cena Cultural na Década de 1950: Argentina e Brasil
Araceli Barros da Silva Jellmayer Bedtche

O espaço das estéticas descoloniais em América Latina: Bienal de Havana e Bienal da Bahia
Paula Cristina Pomarico Luciano

O caso da região da luz sob o aporte da criminologia cultural: uma análise latino-americana dos grafites.
Julia de Moraes Almeida

Mito e prática social nos Andes: A Festa da Virgen del Carmen de Paucartambo (Peru)
Danilo de Santana Cardôso

Produção simbólica e transformação cultural do Chile: subsídios de análise por Gui Bonsiepe e por Mário Pedrosa.
Marcelo Mari

Processos educativos da pesquisa de campo durante o 14º Festival América do Sul Pantanal em Corumbá/MS.
Conrado Marques da Silva Checchi, Paulo César Antonini Souza

Interfaces da pintura em artistas de Corumbá: peculiaridades de uma identidade fronteiriça
Bianca Maine Pereira, Paulo César Antonini de Souza

Arte Latino-Americana na Educação Básica:uma proposta para o ensino decolonial
Simone Rocha Abreu

Mujeres en la Música Tradicional: Prácticas femeninas en el Contexto Urbano
Mariela Loreto Pizarro Sipa

Muralismo, arte e política: experiências de México e Brasil
Tiago da Silva Coelho, João Henrique Zanelatto

Palcos brasileiros ecoando decolonialidades: cosmovisões e estéticas outras na música popular brasileira
Valéria Teixeira Graziano, Liliane Braga

Cien Años de Soledad e a virada histórica dos anos 1960
Gabriel Cordeiro dos Santos Lima

A eficácia territorial da literatura contemporânea
Lucas Bandeira de Melo Carvalho

A literatura enquanto escrita do rastro e produção da memória em Mario Benedetti e Bernardo Kucinski
Victória Brasil Camargo, Katya Kozicki

“Los recuerdos” em Pedro Páramo: literatura e modernidade no México pós-revolucionário (1945-1955)
Marcos Vinicius Gontijo

O Movimento Político-Alegórico dos anos de Chumbo nas Narrativas Contempoâneas da América Latina
Luciana Arruda Alves Santana