
Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
ISBN: 978-85-7205-159-0                  

 

 

1 

 

Televisão pública: riscos e recuos 

Percursos de duas televisões que renascem no novo século:  Senãl Colombia e TV Brasil 

 

        Liana Maria Milanez Pereira 

        Doutoranda PROLAM/USP 

         limilanez@gmail.com 

 

Resumo: Este texto se propõe resgatar momentos da trajetória de duas emissoras públicas latino-

americanas, a TV Brasil, vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e a Señal Colombia, gerida 

pela Radio Televisión Nacional de Colombia (RTVC). As mudanças de gestão nas trocas de governo têm 

marcado as trajetórias dessas instituições. No Brasil, esse movimento se repetiu mais uma vez neste 2016. 

Os acontecimentos políticos atingiram a EBC cinco dias depois da votação que aprovou a continuidade 

do processo de impeachment da presidente da República, Dilma Roussef, pelo Senado Federal. Esses 

fatos recentes fazem parte da reflexão que me proponho a fazer neste texto. 

Palavras-chaves: TV Brasil; Empresa Brasil de Comunicação – EBC; TV pública; Señal Colombia; 

comunicação pública. 

 

Resumen: Este texto propone el rescate de momentos de la trayectoria de dos televisiones públicas de 

América Latina, TV Brasil, vinculada a Empresa Brasil de Comunicações (EBC), y Señal Colombia, 

gestionada por Radio Televisión Nacional de Colombia (RTVC). Los cambios en la gestión han marcado 

la trayectoria de estas instituciones. En Brasil, este movimiento se repitió de nuevo este año de 2016. Los 

acontecimientos políticos alcanzaran la EBC cinco días después de la votación que aprobó la 

continuación de proceso de destitución de la presidente, Dilma Roussef, por el Senado. Estos 

acontecimientos recientes son parte de la reflexión que me propongo hacer en este texto. 

Palabras-clave: TV Brasil; Empresa Brasil de Comunicação – EBC; televisión pública; Señal Colombia; 

comunicación pública 

 

 

 

 Vou descrever aqui momentos de duas televisões públicas latino-americanas que iniciam seus 

caminhos no século passado, com trajetos distintos, para renascerem no século 21 com novos nomes: 

Señal Colombia e TV Brasil. Destaco esse fato para lembrar que essas duas televisões “públicas” não 

nasceram do zero nos anos 2000: partem de embriões de empresas governamentais e continuam sendo, 

ainda hoje, como vou recuperar aqui. 

 Elejo, para começar como um critério de temporalidade, a que nasceu 19 anos antes, a Señal 

Colombia, que inicia seu percurso como Televisão Nacional nos idos de 1954. No Brasil, nesse período já 

dominavam as televisões comerciais que reinaram absolutas até o surgimento da televisão educativa, 

durante a Ditadura Militar de 1964, e se mantém com o monopólio da audiência. Para narrar a história da 

emissora colombiana valho-me de documento recente, o Boletín Cultural Y Bibliografico, lançado em 

2015 pela Biblioteca Luis Ángel Arango, em Bogotá, em homenagem à televisão colombiana, além de 



Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
ISBN: 978-85-7205-159-0                  

 

 

2 

 

profissionais e especialistas ouvidos em Bogotá.
1
 Entre os autores do Boletín estão Andrés Arias, Javier 

Darío Restrepo, Paula Arenas e Omar Rincón. Os recortes das falas são feitos de acordo com fatos que 

procuro examinar para entender o uso político dessas televisões que se perpetuaram. A Televisão 

Nacional da Colombia, como a TVE do Rio de Janeiro, surge em um governo militar. Inaugurada em 13 

de junho de 1954, dia em que o general Gustavo Rojas Pinilla comemorava seu primeiro ano de governo 

tomado mediante golpe de estado. Para a implantação, foi convidado Fernando Gómez Agudelo, que 

dirigia a Radiodifusora Nacional de Colombia (cf RESTREPO, Javier Dario
2
). A implantação foi rápida – 

oito meses entre o convite a Agudelo, em outubro de 1953, e a inauguração (El Tiempo, 21/08/2014). 

 O discurso pronunciado pelo general Pinilla na inauguração foi transmitido ao vivo para cerca de 

1.500 “televisores” além do público que se aglomerava em frente às vitrines. (Cf RESTREPO, ibid). O 

número de “televidentes” cresceria até o final daquele ano, quando começou a operar uma rede de 14 

estações, com alcance a todo o território nacional. Prometiam uma programação estritamente educativa.  

Não foi o que aconteceu, como relata Javier Restrepo, a partir de citação da revista Semana de 

14/02/1955: “Sin embargo, ya comenzaban las protestas debido al contenido violento de las películas e 

vaqueiros de México y los Estados Unidos con su ‘exaltación de las hazañas de gángsteres y de 

cowboys’”. As reclamações em relação à programação atingiram também a figura do presidente pelo 

“propósito propagandístico” que mantinha na tela sua imagem e suas ações de, relegando os projetos 

educativos, de entretenimento e de informação. (RESTREPO, Ibid). 

 Como no Brasil, no período da Ditadura, a censura foi implacável. A informação era controlada 

por censores que operavam nos jornais e no rádio. Não atuavam sobre a televisão Nacional, porque esta 

era do Estado e já estava sob controle.  Em dezembro de 1955 passam a ser transmitidos os serviços de 

informação de uma agência internacional, a Telenews. Permanecia, no entanto, a supremacia da presença 

do presidente na tela. Rojas Pinilla governou o país de 13/06/1953 a  10/05/1957. Fernando Gomez 

Agudelo deixaria a direção da emissora um ano depois, durante o governo do liberal Alberto Lleras 

Camargo (presidente do país duas ocasiões: entre 1945 e 1946, e de 1958 a 1962), como relata André 

Arias.
3
 Esses fatos determinaram a primeira mudança na Televisão Nacional da Colombia.  

 As considerações acima ilustram os usos políticos do veículo que já começava ali. Segundo 

                                                 
1
 Viagem de pesquisa à Bogotá, Colômbia, no periodo de 17/11 a 25/11/2015. 

2
 RESTREPO, Javier Darío. Sessenta años esperando la democracia. In Boletín Cultural y Bibliográfico. Homenaje a la 

television colombiana. Biliboteca Luiz  LuisÁngelArango, Bogotá, 2015 
3
 Ibid  



Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
ISBN: 978-85-7205-159-0                  

 

 

3 

 

Andrés Arias
4
, Gomez Agudelo foi substituído por um parceiro na implantação da televisão: Fernando 

Restrepo ficou na direção da emissora nos quatro anos de Alberto Lleras Camargo. Apesar de ter 

trabalhado no governo anterior - “como contratista
5

, no como empleado” (Ibid),  Fernando era 

identificado como um liberal, seu pai, Fabio Restrepo, foi o primeiro presidente do jornal El Tiempo.  

 Mesmo com esses usos políticos, essa televisão ousou em alguns programas, como pude constatar 

no Museo Nacional de Colombia. A crítica de arte Marta Traba dirigiu e apresentou, entre 1954 e 1957, 

programas sobre arte, em que interagia com pessoas comuns. Seu programa se deslocava para a rua, 

circulava em meio aos transeuntes, percorria bairros para apresentar a arte como “afeta” aos colombianos.  

Em 1955, foi criada a Televisora Nacional, uma espécie de produtora, comandada pela Oficina de 

Información e Prensa del Estado, para “prestar serviço público de televisão”. Segundo Javier Darío 

Restrepo
6
, se no início a informação da televisão foi controlada pelo poder presidencial, essa submissão 

ficou como marca de origem - contrariando a vocação natural deste meio de comunicação.  

 Nesse ambiente, os interesses comerciais passam a disputar espaço na tela da emissora 

governamental. Em 1955, 14 meses depois do nascimento da TV colombiana, o governo determina a 

exploração de alguns espaços da Empresa de Televisión Comercial (TVC). Logo depois, as agências de 

publicidade tomaram os horários de maior sintonia. O telespectador passou a fazer parte de um mercado 

disputado pelos programadores de televisão (CF. RESTREPO, 2015). As cadeias de rádio - Caracol e 

RCN - propuseram ao governo a venda ou aluguel da televisão nacional para exploração comercial (Ibid, 

CF. El Siglo, 10/12/1957).  

 Em 1963, é criado o Instituto Nacional de Radio y Televisión (Inravisión), encarregado de prestar 

serviço público de rádio e televisão, incluindo a definição da grade de programação. O Inravisión 

assumiria a gestão das emissoras governamentais. O Instituto vai existir até 2004, quando é substituído 

pela RTVC – Rádio e Televisão Pública da Colombia, que administra hoje a Señal Colombia. Mais tarde, 

em  11 de agosto 1991, o El Espectador publicou veemente denuncia do presidente do Centro Andino de 

Estudios, Gerney Ríos González: “el privilegio más antipático en Colombia, es la preferencia por los 

hijos de las famílias presidenciales, de los noticieros de televisión” (Cf RESTREPO, 2015).  A denuncia 

devia-se à licitação para produção dos noticiários feita naquele ano, que favorecia os filhos de políticos 

                                                 
4
 ARIAS, Andrés. Restrepo y Gómez Agudelo: los tele-videntes. In . In Homenaje a la television colombiana. Boletín Cultural 

y Bibliográfico. Biliboteca Luiz  Luis ÁngelArango, número 87. Bogotá, 2015. 
5
 Contratados para um serviço especial. 

6
 RESTREPO, Javier Darío. Sesenta años esperando la democracia. In Homenaje a la television colombiana. Boletín Cultural 

y Bibliográfico. Biliboteca Luiz  Luis ÁngelArango, número 87. Bogotá, 2015. 



Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
ISBN: 978-85-7205-159-0                  

 

 

4 

 

liberais e conservadores (Ibid, p.34). 

 Paula Arenas
7
, profunda conhecedora da história da televisão pública da Colômbia, hoje assessora 

de conteúdos da RTVC, relata a chegada dos novos canais. Onze anos depois do surgimento da Televisão 

Nacional, em 1965, é criado o Canal 9, cuja exploração foi entregue, por licitação, a um particular - 

Consuelo de Montejo. Cinco anos depois, é inaugurado o Canal 11, “a terceira cadeia de televisão 

nacional, com caráter educativo”. O projeto era dedicado à capacitação popular, e irá se converter, em 

1995, na Señal Colombia.  Os canais regionais surgiram nos anos 1980, na seguinte ordem: 1985, o  

Teleantioquia; um ano depois, são lançados dois canais - Telecaribe e Telepacífico. Em 1997, nasce o 

Telemedelin, o primeiro canal local da Colômbia. Relevante nesta trajetória foi a criação, em 1970, da 

produtora Audiovisuales, com o objetivo de produzir programas para difundir notícias estatais. Logo 

depois, a Audiovisuales é encarregada de produzir também televisão educativa e cultural.  

 A lei 182, votada pelo Congresso da República, em 1995, cria a Comissão Nacional de Televisão 

(CNTV), com a função de traçar as diretrizes da televisão. Enquanto isso, especialistas, produtores e 

acadêmicos iniciam movimentos de reflexões que vão mobilizar o Ministério da Cultura.  Estavam 

envolvidos, entre outros especialistas, o professor Omar Rincón, que elaborou com outros dois 

professores, Jesús Martin Barbero e German Rey, o documento Televisión pública, cultural de calidad. 

Este estudo foi encomendado pelo Ministério da Cultura, como contou a ex-gerente da Señal Colombia 

Marcela Benavides, em entrevista a esta pesquisadora, em 19 de novembro de 2015. Ela se refere à 

entrada do Ministério da Cultura (MinCultura) nas discussões por uma televisão de qualidade. Recebi 

da Marcela Benavides, entre vários documentos, o Marco Legal-Políticas Culturales, elaborado pelo 

MiniCultura, que reunia o plano de desenvolvimento para vigorar entre 2001 e 2010, com o propósito de 

formular, coordenar, executar e vigiar a política do Estado em matéria cultural, recreativa e de 

aproveitamento do tempo livre. A televisão ocupava um espaço de destaque. Benavides relatou as 

iniciativas  empreendidas no final dos anos 1990 com o objetivo  sanar as “deficiências contemporâneas” 

da televisão pública  a partir da reestruturação da Señal Colombia. Assim, em 1998, a Junta 

Administradora do Inravisión decidiu apoiar a iniciativa da direção do Instituto, de empreender um 

processo participativo para desenhar uma estratégia nacional para intensificar o uso dos meios de 

comunicação em benefício da educação e da cultura. 

                                                 
7
 ARENAS, Paula. El futuro de la televisión pública educative y cultural. El caso Señal Colombia. Boletim Cultural y 

Bibliografico, Número 87.  Biblioteca Luis Ángel Arango, Bogotá, 2015. 

 



Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
ISBN: 978-85-7205-159-0                  

 

 

5 

 

 O documento Marco Legal-Políticas Culturales descreve os antecedentes que ajudam a 

compreender seu papel na televisão pública, que iniciava ali: “Cuando Inravisión era el  responsable de 

programar Señal Colombia, entregaba espacios y horarios a varios productores e instituciones. Bajo ese 

modelo, Inravisión asignó al Ministerio de Cultura espacios  en distintos momentos”.  Ou seja, o 

Inravisíon fazia uma divisão de capitanias em sua grade. Assim que, entre 1998 e 2000, com recursos  do 

Fundo para o desenvolvimento da Televisão da Comissão Nacional de Televisão  (FONTV), o Ministério 

da Cultura participou com 22 horas de programação semanal na Señal. Começava ali a contribuição do 

Ministério da Cultura para o fortalecimento da Señal Colombia como um canal de serviço público, espaço 

de expressão da identidade e diversidade, que facilitou a promoção, além da difusão da criatividade dos 

colombianos (Cf BENAVIDES, entrevista).  

 As descontinuidades se repetiriam. A faixa da programação reservada ao Ministério da Cultura 

com 22 horas semanais sofreu corte com a mudanças políticas do Inravisisón. Na licitação pública 

realizada em 2000, o MinCultura ficou com um único espaço, que exibia o programa Diálogos de la 

Nación.  Era uma série que apresentava os olhares de documentaristas nacionais, que percorriam o país 

para apresentar o local e o regional, e assim configurar um mapa do que era ser colombiano. Foi um 

projeto ambicioso e de formação para a maioria dos documentaristas.  

  Mas era preciso mais. Sob a coordenação dos Ministérios - da Comunicação, Educação e Cultura 

-, mais de 120 organizações, públicas e privadas, e especialistas independentes participaram durante 16 

meses de um intenso processo de consulta, discussão e consenso para estabelecer no país uma estratégia 

abrangente denominada Proyecto nacional de educación y cultura a través de los medios masivos de 

comunicación - PROCEM. Este projeto continha cinco princípios norteadores: “Movilización social; 

Reconocimiento de la diversidad cultural y ambiental; Respeto por el conocimiento y la experiencia; 

Transversalidad y estabilidad;  Permanencia de los programas.” Com essa complexidade, foram criados 

grupos de especialista nas áreas de Educacão infantil; Educação básica; Educação superior; Valores 

humanos; Saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia; Cultura e formação física, Etnias, Comunicação 

comunitária, Prevenção de desastres, Respeito pela diferença e equiparação de oportunidades, Idoso, 

Alfabetização audiovisual, Capacitação e educação para o trabalho, Rádio, Centro de serviços, 

Programação e definição da producão. 

 Segundo Benavides, as definições resultantes desse processo previam uma televisão pública, 

educativa e cultural de qualidade, mas o Instituto Nacional de Rádio y Televisión –Inravisón - não teve 

êxito na implantação. E, em 2004, no governo do liberal Álvaro Uribe Vélez, acontece a grande virada: 



Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
ISBN: 978-85-7205-159-0                  

 

 

6 

 

Inravisón é liquidado e substituído pela Radio Televisón Nacional de Colombia - RTVC - Sistema de 

Medios Públicos. Também é liquidada a produtora Audiovisuales. Uma comissão intersetorial assessorou 

a liquidação do Inravision, “en crisis por un alto passivo pensional”, dando lugar à Radio Televisión 

Nacional de Colombia - RTVC, que hoje congrega a  Señal Colombia, Señal Institucional, Rádio 

Nacional de Colombia, Radiónica e Señal Memória. 

 O processo resultou na redução do quadro. O número de contratados que chegava a 600, foi 

reduzido a 70 cargos. Criaram um modelo de terceirização para a totalidade da programacão da Señal 

Colombia. De acordo com Marcela Benavides, foi feito um redesenho: a Señal se divididiu em dois 

canais: Señal Colombia - educativo e cultural, e Señal Institucional, para transmissões do Congresso e 

produção de conteúdos das instituições do Estado. A divisão foi positiva, na opinão da ex-dirigente: “a 

Señal era um canal ‘Frankenstein’, com faixas dedicadas ao público infantil, transmissões das sessões do 

Congresso, do Ministério da Defesa, e de todos os outros”. 

 Nessa nova reestruturação, a “Junta diretiva”- representada pelos ministérios da Educação, 

Cultura e Tecnologias da Informação e Comunicações -, criou mesas de trabalho para desenhar os 

conteúdos que teriam o canal, definir o modelo de produção e de terceirização, formato dos contratos e 

das convocatórias. “O que se fez nesse momento foi dividir salomonicamente a grade: pela manhã, de 8h 

às 17h, Educação; de 17h às 23h, Cultura”, relata Benavides. A Direção de Comunicações do Ministério 

da Cultura se encarregou do fortalecimento dos meios públicos como espaços de criação e dinamização 

dos processos culturais participativos e includentes.  

 Para Paula Arenas
8
, a Colômbia com regulamentos avançados, combate por princípio as práticas 

monopolísticas, preservando o direito fundamental de informar e ser informado. Arenas dá um panorama 

da televisão pública colombiana: dois canais nacionais, um canal nacional de operação mista, oito canais 

regionais e um canal local, além de canais comunitários. Os colombianos contam ainda com cerca de 90 

canais internacionais, de assinatura por cabo ou satélite. O monopólio está do outro lado, na opinião da 

assessora da RTVC: “la oferta de los privados está formada por dos canales nacionales y un  canal local” . 

Arenas lamenta que apesar desta ampla oferta, a Colômbia vive um fenômeno singular, dois canais 

privados - Caracol e RCN:  “las voces predominantes de la televisón”. Ela conta que o último grande 

debate sobre um terceiro canal foi tão ‘feroz’  que deu a estocada final para acabar com a “célebre 

Comissión Nacional de Televisón (CNTV) que cerró sus puertas en el 2011”. Para substituí-la, foi criada 

                                                 
8
 ARENAS, Paula. El futuro de la televisión pública educative y cultural. El caso Señal Colombia. In Boletim Cultural y 

Bibliografico, Número 87.  Biblioteca Luis Ángel Arango, Bogotá, 2015. 



Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
ISBN: 978-85-7205-159-0                  

 

 

7 

 

em 2012 a Autoridad Nacional de Televisón (ANTV
9
).  

 Um paradoxo similar ao que ainda ocorre no Brasil, diz respeito à instabilidade que afeta as 

emissoras públicas na Colômbia.  Marcela Benavides, que dirigiu a Señal Colombia durante sete anos e 

saiu por decisão própria, não se caracteriza como fato normal, em relação à instituição mãe, a RTVC. 

Segundo ela, desde que foi instituída, a RTVC tem sido perseguida pela instabilidade -  em 10 anos teve 

sete gerentes (média de 17 meses), o que impacta na continuidade dos processos. “Se ha tenido que 

empezar una y otra vez”. Ela faz críticas:  “El perfil político y falta de experiencia específica en televisión 

de muchos altos funcionarios ha desviado el camino varias oportunidades impidiendo que la 

consolidación del proyecto se de a más largo plazo”. O gerente da RTVC é indicação do presidente da 

República. Não difere do que testemunhamos em nosso país como vou discorrer aqui. 

Ontem, TVE Brasil. Hoje, TV Brasil. Os Antecedentes   

 

 No Brasil, as emissoras hoje tratadas como “públicas” - e que já foram nomeadas de “educativas” 

e “educativas e culturais” - padecem de um mal que persiste desde seus primórdios: o da descontinuidade. 

São as trocas de gestores,  de políticas de programação e de formas de gestão. São sucessivamente novos 

dirigentes que chegam com suas equipes para ocupar os assim chamados “cargos de confiança”, um 

eufemismo para cargos de governo. Implantam, cada um,  uma espécie de  “estilo” ou de  “visão” de 

programação, muito mais atentos ao serviço governamental do que à preocupação social como 

instituições públicas. 

 Numa espécie de ciclo recorrente, a substituição de equipes governamentais tende a responder a 

interesses de governo em detrimento aos interesse de Estado. As consequências são percebidas na 

programação e na desestruturação do quadro funcional permanente do aparato de Estado. Mesmo com 

estas características, das agudas críticas sobre a audiência não só é preciso reconhecer que essas 

instituições têm sobrevivido, como oscilam  em termos de qualidade e da atenção por parte dos dirigentes 

governamentais. Ou seja, apesar de todos os policies – conselhos curadores e deliberativos, manuais de 

conduta, códigos de ética, regimentos internos e leis – tratam-se, em sua maioria,  de empresas de 

                                                 
9
 AUTORIDAD NACIONAL DE TELEVISIÓN - ANTV, la Agencia Nacional Estatal de Colombia, creada mediante la Ley 

1507 de 2012, que tiene por objeto:Brindar las herramientas para la ejecución de los planes y programas de la prestación del 

servicio público de televisión, con el fin de velar por el acceso a  la televisión, garantizar el pluralismo informativo, la 

competencia y la eficiencia del servicio(...).La ANTV está conformada por una Junta Nacional de Televisión, con cinco 

membros,  no reelegibles, un director y cuenta con el apoyo financiero del Fondo para el Desarollo de la Televisión (Fontv). In  

http://www.antv.gov.co/la-antv/quienes-somos).  

 

  



Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
ISBN: 978-85-7205-159-0                  

 

 

8 

 

governo e não de Estado, a exemplo de outras estatais brasileiras e latino-americanas.  

 Mesmo os conselhos, cujos “membros deveriam representar os interesses da comunidade junto às 

agências governamentais” e preservar as características de interesse estatal das instituições, (MIOLA, 

Edna, 2009) podem ser, e geralmente o são,  “contaminados” ao terem seus  nomes indicados pelo próprio 

governo. Para Laurindo Leal Filho (1997, p. 20), por exemplo, “a autonomia absoluta das emissoras em 

relação aos governos não existe. O que varia é o grau de interferência. De modo geral são dirigidas por 

conselhos diretores, um modelo adotado inicialmente pela BBC, na Grã Bretanha, e que se tornou 

exemplo para países, como Itália e Alemanha, Austrália, Japão, Nova Zelândia e o estado de São Paulo, 

no Brasil, como a Fundação Padre Anchieta”. No entanto, ressalva o estudioso,  a forma de escolha dos 

membros dos conselhos e o tipo de financiamento que elas recebem é que acaba por determinar a 

influência do governo. 

 As situações de “descontinuidades e ingerências” que se observa nas emissoras públicas no Brasil, 

vêm de longe. A TVE Brasil, criada em 1973,  já com mais de 30 anos de operação,  deixaria de existir ao 

ser incorporada pela Empresa Brasil de Comunicação. Também aqui se observa uma desconstrução para 

surgir um outro projeto de comunicação, embora incialmente com os mesmos profissionais e a mesma 

programação. Me atrevo a afirmar que a TV Brasil-Empresa Brasil de Comunicação não foi a primeira 

emissora pública criada no Brasil, como se tem ouvido em distintas plenárias.  

 Lembro um fato histórico também de descontinuidade. A Rádio Sociedade pode ser considerada a 

mais pública das emissoras surgidas no Brasil desde os anos 1920. Tendo à frente o antropólogo e 

cientista Edgard Roquette-Pinto, o Brasil estava entre os primeiros do mundo nas experiências com o 

rádio. Roquette, que comandou o processo de criação da Rádio Sociedade, no Rio de Janeiro, enfrentaria, 

13 anos depois, o primeiro atropelo. Me refiro ao episódio ocorrido em 1936, quando da doação da Rádio 

Sociedade mantida desde sua fundação, em 1923, por um grupo de sócios da Academia Brasileira de 

Ciências.   

 A intenção era doar a emissora ao Ministério da Educação e Saúde, no governo Getúlio Vargas, 

para que continuasse a serviço da educação. Em carta encaminhada ao ministro Gustavo Capanema, 

Roquette consultava se o Ministério aceitaria a rádio, com todos os equipamentos e acervo com a 

condição de que permanecesse fiel ao seu lema cultural e educativo, sem qualquer vinculação comercial, 

política ou religiosa (MILANEZ, 2007, p. 14). Capanema respondeu que o presidente Getúlio Vargas 

aceitava e agradecia, mas sugeria que a supervisão fosse feita pelo Departamento de Propaganda e 



Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
ISBN: 978-85-7205-159-0                  

 

 

9 

 

Difusão Cultural (DIP). Roquette revidou destacando que a doação seria feita “ao Ministério da Educação 

do povo, não ao governo”. O ministro Capanema retornou com a garantia de que o Ministério aceitava  a 

doação nos termos em que fora proposta. Roquette antevia que  o DIP  se tornaria o órgão de controle 

máximo da imprensa e da propaganda pelo Estado Novo
10

. O acordo entre Capanema e Roquette foi a 

salvaguarda que garantiu, durante algum tempo, a integridade da rádio, que passou a se chamar Rádio 

Ministério da Educação, mais tarde Rádio MEC.  

 Em 1988, sob a presidência de José Sarney, a Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa – 

Funtevê,  à qual a rádio estava então vinculada juntamente com a TVE, passou a integrar o Sistema de 

Comunicação da Administração Federal, ligado ao Gabinete Civil da Presidência da República. A 

mudança contrariava os desejos dos criadores tanto da Rádio MEC, Roquette-Pinto, quanto da TVE, 

Gilson Amado. Um ano depois, em 1989, a Funtevê  voltou ao Ministério da Educação e Cultura, onde 

não ficaria por muito tempo. Com novo nome - Fundação Roquette-Pinto (FRP) -,  em 1995, e já no 

governo Fernando Henrique Cardoso,  a FRP passou a integrar a Secretaria de Estado de Comunicação, 

SECOM.  

 Na mesma gestão, em 1997, a Fundação Roquette-Pinto foi substituída por uma Organização 

Social (OS), a Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto (ACERP).  Em 2007, dez anos 

depois, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação, pelo Decreto 6.246/2007 (outorgado 

posteriormente pela Lei 11652/2008), a ACERP
11

 passou a ser uma espécie de fornecedora de 

programação com a disponibilização de seu quadro funcional, situação que se manteria até a 

incorporação, pela EBC, de todos os veículos federais e realização de concurso público para 

preenchimento de cargos
12

. Esse processo se prolongou até 2013, quando a EBC encerrou o contrato de 

gestão com a ACERP
13

. Os profissionais que vinham trabalhando até então, na TV Brasil, oriundos da 

TVE Brasil e rádios MEC, foram todos dispensados. Muitos já com algumas décadas de dedicação 

àquelas emissoras. 

  Outro acontecimento com a marca da descontinuidade ainda no século passado, impediu o 

nascimento do primeiro canal de televisão voltado à educação no País. Foi a tentativa frustrada de Edgard 

                                                 
10 CASTRO, Ruy. Roquette-Pinto: o homem multidão. In MILANEZ, Liana Rádio MEC: Herança de um sonho. ACERP, Rio de Janeiro, 

2007 
11  Como Organização Social, a ACERP mantinha seu contrato de gestão com a SECOM. Com a criação da EBC,  esses contratos passam a 
ser feitos com essa empresa. 
12 Contrato de Gestão nº 17 celebrado entre a EBC e a ACERP em março de 2009. Disponível em 

http://www.ebc.com.br/acessoainformacao/wordpress/wp-content/uploads/2012/04/Contrato_0182_2009_acerp.pdf. Acesso em: 02/01/2015. 
13 Portaria-Presidente nº 229 A - Projeto de Absorção das Atividades da ACERP pela EBC – 15/04/2013. Disponível em: 
http://www.ebc.com.br/acessoainformacao/wordpress/wp-content/uploads/2013/03/PORTARIA-PRESI-N%C2%BA-229-A-PROJETO-DE-

ABSOR%C3%87%C3%83O-DAS-ATIVIDADES-DA-ACERP-PELA-EBC.pdf. Acesso em: 02/01/2015. 



Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
ISBN: 978-85-7205-159-0                  

 

 

10 

 

Roquette-Pinto de implantar uma Televisão Educativa em 1952. Mudanças de ordem política, a saída 

traumática do prefeito do Distrito Federal João Carlos Vital, que apoiava a implantação da Televisão 

Educativa, e a entrada do cel. Dulcídio Cardoso, contrário à ideia, interrompeu o projeto quando já estava 

com equipamentos dos Estados Unidos encomendados e pagos, e todo o planejamento concluído.
14

 Como 

consequência, a criação de uma televisão educativa brasileira retardou 20 anos. O canal 2, do Rio de 

Janeiro, só seria ocupado como canal educativo em 1973, pelo Decreto nº 72.634, de 16 de agosto 

daquele ano, que “outorgou à Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa (FCBTVE), que já 

atuava na produção de programas educativos, a concessão para o estabelecimento de estação de 

radiodifusão de  sons e imagens”
15

 (MILANEZ, 2007, p. 27).      

 A pesquisa para a elaboração dos livros Rádio MEC – herança de um sonho, e TVE Brasil – cenas 

de uma história, de minha autoria, descortinou mais fatos que evidenciam as descontinuidades no 

percurso dessas emissoras. As mudanças começaram pelo nome. Nascida Fundação Centro Brasileiro de 

TV Educativa - FCBTVE (1967-1981), passou a chamar-se Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa 

– FUNTEVE (1981 – 1990), depois Fundação Roquette-Pinto – FRP (1990-1997) e, por último, 

Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto - ACERP – (1997-2007). As emissoras TVE 

Brasil, Rádios MEC e TVE Maranhão, geridas por essa sequencia de instituições foram incorporadas pela 

EBC em 2007.  Desta vez mudaria também o nome da emissora - a TVE Brasil deu lugar à TV Brasil. 

 A dança de cadeiras acompanhou o movimento. Em um período de 19 anos, depois da morte do 

fundador da FCBTVE, Gilson Amado, passaram pela instituição 16 presidentes. As trocas eram tantas, 

que em pouco mais de um ano, entre julho de 1989 e outubro de 1991, o acento de presidente da 

Fundação teve três ocupantes. As mudanças não se restringiam às trocas de governo. Depois de Gilson 

Amado, que permaneceu à frente da Fundação por 11 anos (1967-1981), a gestão mais duradoura, que 

cumpriu um ciclo de quatro anos, foi a de Beth Carmona (2003-2007), durante o primeiro mandado do 

presidente Luiz Inácio Lula da Silva, permanecendo até a criação da EBC. Assumiu como primeira 

presidente da EBC a jornalista Tereza Cruvinel, escolhida pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

O mandato de quatro anos da jornalista terminou em 31 de outubro de 2011. Foi substituída pelo 

jornalista Nelson Breve, que tomou posse em 1º de novembro de 2011. Já agora, com o mesmo partido no 

Governo, os mandatos de presidente fecharam os quatro anos.  

                                                 
14 MILANEZ, Liana. TVE Brasil – cenas de uma história. ACERP, Rio de Janeiro, 2007, p.23-27. 
15 Ibid. p. 35. 



Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
ISBN: 978-85-7205-159-0                  

 

 

11 

 

 Breve deixou a presidência da EBC e, cruzando mais uma vez a “porta giratória
16

,” voltou à 

Secom, para assumir a Secretaria de Imprensa. Foi substituído por Américo Martins, que vinha 

respondendo pela diretoria-geral da empresa desde 10/02/2015, e tomou posse logo depois, em 02 de 

setembro. Martins não esquentaria muito a cadeira. Sete meses depois da posse deixou a presidência, 

entregando o cargo diretamente ao ministro da Secom, Edinho Silva. Comentários internos indicavam 

como causa ingerências na programação. 
17

 

  Como se depreende, com as discussões e fóruns que resultaram na criação da EBC, com seu 

conselho curador e todos os policies, esta instituição manteve a marca de ser uma empresa de governo, 

não de Estado. Financiada majoritariamente pelo Governo Federal, era o presidente da República quem 

nomeava seu dirigente, assim como, cargos de confiança passaram pelo crivo de partidos políticos da 

base de apoio ao governo. A implantação da EBC foi percebida internamente nas instituições que seriam 

absorvidas, como um momento de conflito e instabilidade. Nos primeiros tempos (2007), assumiram o 

grupo da cultura (ligada ao Ministério da Cultura) e o grupo da Secom
18

. Esses dois grupos partilharam os 

altos cargos da nova empresa. Mais mudanças aconteceriam meses depois, com a saída de alguns 

diretores (diretor Geral;  de Rede e Relacionamento;  de Programação e Conteúdos; e Administrativo).
 

 Três desses diretores eram vinculados ao MINC, e participaram das discussões para a criação de 

uma nova televisão pública no País, muito antes da elaboração dos documentos prévios que antecederam 

o I Fórum Nacional de TV’s Públicas, que se realizou entre 26 e 28 de maio de 2007, em Brasília. Entre 

eles, Orlando Senna, que deixou a diretoria-geral da EBC, defendia desde 2003, quando ainda ocupava o 

cargo de secretário do Audiovisual do MINC, que essa televisão pública “democrática e participativa” 

deveria ficar vinculada ao Ministério da Cultura. Com ele concordavam as organizações e representantes 

da sociedade civil que participaram do I Fórum Nacional de TV’s Públicas.
19

  

 As mudanças não ficaram restritas à diretoria. Em pouco mais de um ano abandonaram o 

Conselho Curador seis conselheiros, de um total de 15, entre eles seu presidente, o economista  Luiz 

Gonzaga Beluzo. Os 15 representantes da sociedade civil do primeiro Conselho Curador haviam sido 

escolhidos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. As mudanças nos primeiros dois anos 

da EBC atingiram também alguns cargos de gerência, trazidos durante a implantação da empresa.  

                                                 
16

 Expressão usada em Brasília sobre as idas e vindas de dirigentes entre EBC e Secom. 
17

 MELO, Débora, O que está por trás da saída do presidente da EBC.  Carta Capital, São Paulo, 04/02/2016. Em 

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-que-esta-por-tras-da-saida-do-presidente-da-ebc 

18
 SOUZA, Ana Paula. SANCHES, Pedro Alexandre. Do Estado ou do Governo.  In Revista Carta Capital, São Paulo, Edição 

14/05/2008 
19 OTONDO, Teresa Montero. Televisão Pública – Para quem e para quê?.  



Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
ISBN: 978-85-7205-159-0                  

 

 

12 

 

  

 A TV Brasil, que integra a EBC foi lançada em 2007, com um orçamento de R$ 350 milhões. 

Cinco anos depois  a instituição  já tinha consumido “mais de R$ 2 bilhões em investimentos públicos”, 

segundo informações do jornal Folha de S. Paulo (edição de 02/12/2012, p. E 9). Passados sete anos, o 

orçamento superava os R$ 480 milhões
20

. Conforme Relatório de Auditoria
21

, trabalhavam na empresa 

mais de 2.600 colaboradores.
22

 A EBC cresceu: sete rádios, a TV Brasil, a Agência Brasil, e, agora, a TV 

Brasil Internacional.   

 Examinando-se sob a perspectiva de que a TV pública não deve se submeter nem ao governo nem 

ao mercado, num percurso histórico observam-se algumas tentativas. No entanto, isso parece estar longe 

no caso do Brasil. Em artigo publicado pelo O Estado de S. Paulo (22/09/2011, p.2), Eugenio Bucci 

lembra que a EBC é uma estatal como tantas outras, “não é, na forma da lei, o que as democracias 

aprenderam a chamar de emissora  pública”. Ele justifica: “Nas emissoras públicas o executivo-chefe é 

escolhido por um conselho de representantes da sociedade. Nas estatais, quem escolhe o diretor é o 

governante da vez”. A EBC, segundo Bucci, “está legalmente subordinada a uma autoridade que lhe é 

externa, e essa autoridade, a Secom
23

, tem por missão cuidar da imagem do governo federal”. As 

movimentações nessas instituições também foram observadas por Carolina Matos
24

, em um estudo que 

resultou no livro Mídia e Política na América Latina - globalização, democracia e identidade. Matos 

ouviu profissionais que passaram por essas emissoras, como Tereza Cruvinel e Eugenio Bucci, que 

admitiram: “a autonomia e a independência total do governo são uma tarefa difícil para essas emissoras, 

pois são vistas como ainda estando sujeitas aos constrangimentos políticos (MATOS, 2013, p.228).   

 Ainda se confunde público, estatal, com o governamental. Esquece-se de que este “público” 

representa a sociedade, os contribuintes, que pagam pelos serviços para uma “comunicação pública, 

isenta, independente e cidadã”
25

. Permanecem as questões que permearam esta pesquisa: por que a EBC 

                                                 
20 Dados atualizados até 31/10/2014.  Disponível em http://www.ebc.com.br/acessoainformacao/despesas/execucao-orcamentaria/ Acesso 

em: 22/12/2014 
21 Disponível em http://www.ebc.com.br/sites/default/files/relatorio_de_auditoria_n-16-2014.pdf. Pag. 5. Acesso em: 22/12/2014 
22

No Seminário Modelo Institucional da EBC, promovido pelo Conselho Curador (em 11 e 12/08/2015), em Brasília, o diretor 

vice-presidente de Gestão e Relacionamento, Sylvio Andrade, informou que o quadro  era de 2.373 pessoas. 

(http://www.ebc.com.br/institucional/sites/_institucional/files/documentofinalseminarioebc.pdf)  
23  Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República 
24 PhD em Mídia e Comunicação na Política na Goldsmiths College, docente em tempo parcial no Government Department  da Essex 

University. 
25 E este não é um sonho recente. Já no final do século passado as televisões públicas do mundo se reuniam anualmente em 

torno do  International Public Televison Screening (INPUT), para analisar as estratégias dos governos, sociedades, produtores e 

realizadores utilizavam para reivindicar a televisão pública como o lugar social de todos, como uma alternativa audiovisual de 



Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
ISBN: 978-85-7205-159-0                  

 

 

13 

 

criada neste século, depois de longo período de discussões que culminaram com o I Fórum Nacional das 

TV’s Pública mantém as características de uma emissora governamental e mais uma vez sofre retrocesso 

como provam os fatos pós impeachment? As ingerências governamentais se repetiram neste 2016.  

 Os acontecimentos políticos atingiram a EBC cinco dias depois da votação do processo de 

impeachment da presidente Dilma Roussef no Senado Federal. No dia 17 de maio, o presidente interino 

Michel Temer exonerou o diretor-presidente da EBC, Ricardo Melo, e nomeou o jornalista Laerte Rímoli. 

Melo fora nomeado pela presidente Dilma Roussef, sete dias antes de o Senado afastá-la temporariamente 

do cargo.  No mesmo dia de seu afastamento, Ricardo Melo entrou com mandado de segurança no 

Supremo Tribunal Federal (STF) “para pedir a suspensão da medida tomada pelo presidente em exercício 

Michel Temer”. Segundo a defesa, fora um “ato arbitrário, abusivo e ilegal” (OESP, 2016, A5). A troca 

não durou muito, mas já bastou para o presidente nomeado por Michel Temer demitir ocupantes de cargos 

de confiança, como assessores, gerentes e coordenadores. Ato contínuo, nomeou substitutos para a 

maioria dos cargos.  A revanche chegaria. No dia 01 de junho,  o ministro do STF, Dias Toffoli deu seu 

aval para que o jornalista Ricardo Melo voltasse às funções de diretor-presidente da EBC (Cf. FSP, 

03/06/2016, A6).  

 A trégua durou até a votação final do processo de impeachment. Logo depois da posse de Michel 

Temer, dia 2 de setembro, mais um sobressalto. Decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) 

assinado pelo Deputado, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que exercia a presidência da República enquanto 

Michel Temer estava na China
26

, altera o Estatuto Social da EBC. Esta passa a ser vinculada à Casa Civil 

(Cf CIEGLINSKI, Amanda
27

). Repete-se o que foi no governo Sarney, quando a Funtevê esteve ligada ao 

Gabinete Civil da Presidência. E mais: Ricardo Melo volta a ser exonerado. O atropelo sofre recuo. No 

mesmo dia, em edição extra do DOU, novo decreto torna sem efeito a exoneração.  As idas e vindas não 

cessaram. No dia 8 de setembro, o ministro do STF, Dias Toffoli, revoga a liminar que mantinha Ricardo 

Melo na presidência da EBC. A decisão foi tomada após a publicação do decreto que alterou o Estatuto 

Social da Empresa (Cf. Agência Brasil)
28

  

 Essas ocorrências acompanham a história das emissoras públicas. O que difere é que nos oito anos 

                                                                                                                                                                           
encontro da sociedade, de fomento dos direitos dos cidadãos, e de reconhecimento da pluralidade social que nos habita. (Cf. 

RINCON, 2002, 28) 
26

 Para a reunião de cúpula do G20, grupo das maiores economias do mundo.  (Cf. http://www.bbc.com/portuguese/brasil-

37257767 - acesso em 05/09/2016) 
27

 Agência Brasil. Em :http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-09/medida-provisoria-e-decretos-modificam-

estrutura-e-trocam-comando-da-ebc. Acesso 02/09/2016 
28

 http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-09/toffoli-cassa-liminar-e-ricardo-melo-deixa-presidencia-da-ebc-rimoli-

reassume. Acesso em 20/09/2016. 



Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
ISBN: 978-85-7205-159-0                  

 

 

14 

 

da EBC as trocas de gestores foram de acordo com a lei que a criou em 2007, ao final dos mandatos de 

quatro anos da diretoria, com uma exceção. O terceiro diretor-presidente nomeado por Dilma Roussef 

pediu seu afastamento sete meses depois. Américo Martins substituiu Nelson Breve, que se manteve no 

cargo por quatro anos, retornando ao antigo posto que ocupava na SECOM. Destaque-se que nesse 

período o Brasil foi governado por um mesmo partido, o PT, e com as mesmas alianças políticas.  As 

mudanças e descontinuidades do passado ocorriam nos rodízios de poder, como neste pós impeachment. 

 A EBC, que surgiu como uma nova proposta que encerraria o ciclo das televisões até então 

mantidas pelo Governo Federal e pelos Estados, vem repetindo o modelo das emissoras surgidas na 

ditadura, ou seja, opera sob cabresto dos governos. O cataclismo que se abate na empresa neste 2016 

cresce de intensidade dia-a-dia desde maio. O retorno do diretor-presidente ao seu posto com a 

readmissão de alguns afastados por Laerte Rímoli não cessou a gana do Governo Federal. A repercussão 

do afastamento do presidente da EBC, Ricardo Melo, a nomeação de Laerte Rimoli, mobilizou a atenção 

de entidades da sociedade civil e da mídia brasileira. Colunistas, como Eugênio Bucci
29

 (Temer errou com 

a EBC), a ex-presidente da EBC Teresa Cruvinel
30

 (Futuro da EBC em risco), escreveram sobre o gesto 

de Temer com análises sobre o papel da emissora pública e os compromissos desta com a sociedade. E 

agora, com o novo decreto, assistiremos questionamentos e desdobramentos que redundarão em novas 

discussões em busca da TV pública defendida desde o século passado. 

  

Conclusão 

 As emissoras estudadas continuam sob risco. A causa é a mesma: a vinculação aos governos, tema 

que mereceu amplos debates durante o Seminário Modelo Institucional da EBC: balanço e perspectiva, 

que acompanhei em Brasília, nos dias 11 e 12 de agosto de 2015. De acordo com o documento final do 

seminário
31

, dividido por eixos
32

, os debates levantaram as questões da autonomia e a vinculação com a 

Secom como pontos nevrálgicos. Temas que agora se intensificam com a vinculação à Casa Civil. Trago 

algumas reflexões do seminário do Conselho Curador para mostrar que o tema TV pública já vinha 

mobilizando – a favor e contra – uma boa parte do público e continuará na pauta dos movimentos sociais, 

entidades que compunham o Conselho Curador (agora extinto), o Fórum de Democratização da 

                                                 
29  BUCCI, Eugênio.Temer errou com a EBC. OESP, 26/05/2016. http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,temer-errou-com-a-

ebc,10000053509. Acesso em 26/55/2016 
30 CRUVINEL, Teresa. Futuro da EBC em risco. FSP, 02/06/2016.  
31 Disponível em: http://www.ebc.com.br/institucional/conselho-curador/noticias/2015/10/publicado-documento-final-do-seminario-modelo-
institucional-da-ebc (Acesso em junho 2016) 
32 Os eixos foram: Autonomia e Vinculação; Financiamento e Sustentabilidade; e Gestão de Conteúdo e Participação Social;  



Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
ISBN: 978-85-7205-159-0                  

 

 

15 

 

Comunicação, Sindicatos de Jornalistas e Radialistas, Coletivo Intervozes, Federação Nacional de 

Jornalistas, entre outras entidades da sociedade civil. Diante do quadro narrado fica a grande questão: O 

momento atual estaria colocando em cheque a crise estrutural?  

 

REFERÊNCIAS 

ARENAS, Paula. El futuro de la televisión pública educative y cultural. El caso Señal Colombia. In 

Homenaje  a la television colombiana. Boletim Cultural y Bibliografico, Número 87.  Biblioteca Luis 

Ángel Arango, Bogotá, 2015. 

BUCCI, Eugênio; CHIARETTI, Marco; FIORINI Ana Maria. Indicadores de Qualidade nas Emissoras 

Públicas- Uma avaliação contemporânea. Comunicação e Informação. Série Debates CI nº 10 – Junho 

2012. Unesco. Representação no Brasil, 2012. 

CASTRO, Ruy. Roquette-Pinto: o homem multidão. In: MILANEZ, Liana. Rádio MEC: Herança de 

um sonho. Rio de Janeiro: ACERP, 2007. 

LEAL FILHO, Laurindo Lalo. A melhor TV do mundo. O modelo britânico de televisão. São Paulo: 

Summus Editorial, 1997. 

MATOS, Carolina. Mídia e política na América Latina – globalização, democracia e identidade. Rio de 

Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2013. 

MILANEZ, Liana. TVE Brasil – Cenas de uma história. Rio de Janeiro: ACERP, 2007. 

OTONDO, Teresa Montero. Televisão Pública: para quem e para quê. Annablume, São Paulo: 2012. 

RESTREPO, Javier Darío. Sessenta años esperando la democracia. Boletim Cultural y Bibliografico, 

Número 87.  Biblioteca Luis Ángel Arango, Bogotá, 2015. 

RINCÓN, Omar. A televisão: o mais importante, do menos importante. In: Televisão Pública: do 

consumidor ao cidadão. São Paulo: Friederich Ebert Stifung/ILDES , 2002.  

Dissertações, teses, periódicos, sites e portais  

ALENCASTRO, Catarina; SOUZA, André de; NASCIMENTO, Bárbara. Governo muda comando da 

EBC, mas adia posse. O GLOBO. Rio de Janeiro, 03/09/2016, p.8. 

BUCCI, Eugênio. TV Brasil: pública, estatal ou governamental? Folha de São Paulo.  São Paulo, 2 

set. 2011, p. 2. 

CRUVINEL, Teresa. Futuro da EBC em risco. Folha de São Paulo. São Paulo, 02/06/2016. 

MIOLA, Edna. Radiodifusão pública e participação deliberativa. Um estudo das características e dos 

modos de atuação do Conselho Deliberativo da FCPRTVE. Dissertação (Mestrado) Faculdade de 

Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. 

SAMPER, Lucy Nieto de. La verdadeira historia de como llegó la televisión a Colombia. El Tiempo. 

Bogotá, 21 ago. 2014. p.18. 



Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
ISBN: 978-85-7205-159-0                  

 

 

16 

 

CIEGLINSKI, Amanda.  Medida provisória e decretos modificam estrutura e trocam comando da 

EBC. Agência Brasil. <http://agenciabrasil.ebc.com.br>. Acesso em 02 set. 016. 

Geral 

AGÊNCIA Brasil. Toffoli cassa liminar e Ricardo Melo deixa presidência da EBC; Rimoli reassume. 

Brasilia, 08/09/2016.< http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-09/toffoli-cassa-liminar-e-

ricardo-melo-deixa-presidencia-da-ebc-rimoli-reassume>. Acesso em: 20 set. 2016. 

 

Informações Señal Colombia disponível em: 
http://www.sistemasenalcolombia.gov.co/index.php/informacion-general/quienes-somos.html  


