Objetivo 1: Contribuição à caracterização biológica, genética e química da biodiversidade marinha brasileira, em especial de invertebrados, algas e microrganismos.

Objetivo 2: Bioprospecção de substâncias ativas: estudos guiados por atividade biológica (em especial aqueles voltados para atividade anticâncer e antimicrobiana) e estudos alvos direcionados utilizando diferentes proteínas com funções descritas na biologia do câncer.

Objetivo 3: Estudo pré-clínico de substâncias ativas, incluindo descrição de mecanismos de ação, desenvolvimento de formulações nanoestruturadas e validação da atividade em modelos in vivo, assim como em modelos alternativos, como pele artificial.

Objetivo 4: Estudos das respostas de sistemas holobiontes para entender os padrões de respostas às mudanças ambientais e propor índices de saúde baseados na comunidade holobionte para prever ou detectar mudanças ambientais precoces.

Objetivo 5: Contribuir para o desenvolvimentos de processos e produtos para a biorremediação de ambientes eutrofizados, mitigando a poluição e gerando produtos de adaptação para as mudanças climáticas e acidificação do oceano

Objetivo 6: Desenvolvimento de atividades relacionadas à divulgação científica e programas de promoção à educação em biodiversidade