COURSERA

22 de setembro de 2016

Desde setembro de 2014 a USP possui convênio firmado com o Coursera, plataforma líder no oferecimento de MOOCs (Massive Open Online Courses), modalidade que vem se consolidando como uma evolução dos modelos tradicionais de Ensino a Distância (EAD) e está no centro de algumas iniciativas acadêmicas inovadoras.

Para a USP, dentre os benefícios dessa parceria, estão a possibilidade de ampliação do conhecimento do nome da Universidade e seus docentes no Brasil e no exterior, a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem de vanguarda, uso de uma ferramenta de apoio à capacitação que amplia o alcance das ações da universidade, entre outros.

Considerando a importância de estarmos alinhados com a vanguarda de novas ferramentas pedagógicas, convidamos os docentes da USP a apresentar uma proposta de curso que possa participar do lançamento de um pacote de cursos em português que está sendo programado pelo Coursera e suas universidades parcerias no Brasil para acontecer no mês de setembro de 2017.

A primeira etapa foi o preenchimento de um formulário online até dia 01/03/2017. As propostas selecionadas serão convidadas a encaminhar um planejamento mais detalhado do curso que deverá ser enviado em formulário próprio. Depois disso, a Pró-Reitoria de Pesquisa escolherá as propostas de curso finalistas que receberão apoio para serem produzidas. Estes cursos deverão estar prontos na plataforma Coursera até o mês de setembro.

Disponibilizamos abaixo links para acessar materiais de apoio para a elaboração de propostas de cursos no formato MOOC.

******************

Informações gerais – o que devo considerar para elaborar um MOOC?

Orientações sobre o desenho do curso

Requisitos Mínimos

Tipos de Avaliações

Orientações sobre vídeo-aulas