Perfil Livia Brumatti

10 de dezembro de 2019

Palavras chave: Governança Participativa; Cidadãos; Governos Locais.

Interesse de pesquisa

Minha agenda de pesquisa aborda a relação de cidadãos e agentes públicos em governos locais.

Tenho buscado entender o funcionamento de alguns mecanismos utilizados para participação dos cidadãos nas decisões do poder público. Foco em dois mecanismos particularmente: Orçamento Participativo e Conselhos Municipais. Mas também tenho interesse em outros temas envolvendo a governança na administração pública de maneira geral. A abordagem teórica está atualmente focada na Teoria Neoinstitucional.

Estou desenvolvendo uma abordagem complementar entre o Neoinstitucionalismo Histórico e o Neoinstitucionalismo Sociológico, para discutir instituições e agency. A abordagem metodológica é baseada principalmente em métodos qualitativos. A tese de doutorado analisa a persistência institucional em mecanismos de governança participativa como conselhos municipais e orçamentos participativos.

Qualificação e vinculo institucional

Doutoranda em Controladoria e Contabilidade pela FEA-RP – USP.  Realizou em 2019/2020 periodo sanduiche no Institute of Local Government Studies/Birmingham – UK.

Supervisão e outros interesses

Temáticas de accountability, transparência, co-produção, resiliência organizacional, governança em rede e parcerias e engajamento de outros stakeholders também são abordadas nas pesquisas que desenvolvo e temas de meu interesse.

Perfis em bases de referências