Perfil Ricardo Rocha de Azevedo

25 de November de 2019

Palavras chave: Finanças Públicas; financial distress, infraestrutura digital de governos; mecanismos de accountability (controle externo, interno, social), planejamento público; resiliência financeira,  História da contabilidade pública.

Interesse de pesquisa

Minha agenda de pesquisa concentra-se em finanças públicas, focando em algumas linhas principais de interesse.

A minha linha de pesquisa em finanças tem se concentrado em investigações no ciclo financeiro conhecido como ciclo PFM – Public Financial Management, que envolve todas as etapas do ciclo orçamentário e financeiro dos governos, e seus mecanismos de controle (fiscalização e auditoria pelos Tribunais de contas, accountability, controles internos) e monitoramento (como a transparência e participação social).

Dentre as temáticas de interesse, as principais estão nos seguintes temas: (i) efeitos da ampliação da infraestrutura digital de governos o que engloba e-government e transparência, e mecanismos de Inteligência Artificial e Big data; (ii) temáticas associadas à identificação e controle de financial distress em governos; (iii) convergência contábil, com foco no processo e seus efeitos ; (iv) finanças públicas com foco na adoção de mecanismos de sustentabilidade; (v) análises históricas da área de contabilidade pública no Brasil.

A unidade de análise adotada nas pesquisas tem sido prefeituras e demais organizações municipais e Tribunais de Contas em pesquisas sobre controle externo.

Tenho interesse em desenvolver pesquisas utilizando teoria institucional na vertente sociológica, efeitos da busca por legitimação, papéis sociais, identidade, trabalho institucional e trabalho sócio-simbólico, lógicas institucionais, adoção cerimonial de práticas (decoupling) e relações de poder nas organizações.

Qualificação e vinculo institucional

Professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP-USP).  Orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – PPGCC-FEA-RP/USP e no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/UFU), e orientador de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP. Representante da Academia na Câmara Técnica de Procedimentos Contábeis da STN (CTCONF). Membro do Comitê Permanente de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CFC (CP-CASP). Graduado em Ciências Contábeis e Sistemas de Informação. Doutorado e mestrado em Controladoria e Contabilidade (USP), com pós-doutorado em Administração pela EBAPE-FGV. Membro dos grupos de pesquisa  Public Sector Accounting & Governance in Brazil (PSAG), Applied Research Center in Accounting & Analitics (ARC-A&A – FGV) e do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) na temática de Resiliência Financeira. Participante do grupo de pesquisa Research Network on Public Authorities and Financial Distress (RPAFD) da Royal Holloway, University of London. Editor Associado dos periódicos Revista de Contabilidade e Organizações (RCO/USP) e Brazilian Business Review (BBR).

Supervisão e outros interesses

Mestrado e Doutorado alinhado aos interesses de pesquisa

Perfis em bases de referências