Sobre o PSAG

23 de abril de 2014

O PSAG (sigla para nome em inglês ‘Public Sector Accounting & Governance in Brazil’) é um grupo de pesquisa em Governança e Accountability de Organizações do setor público. O grupo foi criado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (filiação no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq). Desde o princípio, o objetivo desse centro foi desenvolver e aplicar uma abordagem interdisciplinar entre contabilidade pública, ciências políticas, administração e finanças públicas, visando aprimorar a accountability e o desempenho das organizações do setor público.

O PSAG tem o compromisso social de conduzir pesquisas com elevado rigor científico, interdisciplinar e segundo os mais avançados princípios de ética em pesquisa. A temática central do PSAG é aspectos organizacionais do Ciclo Financeiro de Governos. Nossos membros são doutores e pós-doutores, dedicados à temática. Alunos de doutorado, mestrado e graduação compõem a equipe como parte de seu treinamento como pesquisadores.

Apoiamos o aprimoramento da gestão pública, atuando no aperfeiçoamento do sistema financeiro de governos, contabilidade pública, orçamento e planejamento fiscal e financeiro. As temáticas também perpassam políticas públicas, sistemas de informação de governos e governança pública.

Atualmente, a adoção de blockchain em processos orçamentários e administrativos é de nosso interesse. Assim como a interação entre resiliência financeira, governos eletrônico e cidades inteligentes.

Reunimos as seguintes competências: sistemas financeiros de governos; processos de implantação e comunicação organizacional para mudança e adoção de inovações em governos; orçamento público, controle interno e auditora de governos, mensuração de desempenho de políticas públicas.

O PSAG está sediado na Universidade de São Paulo, no campus da cidade de Ribeirão Preto e seus projetos são financiados pelas Universidades dos membros, e por agências públicas de fomento.