O grupo de extensão “Elas pelas Exatas”, da Escola Politécnica da USP, conquistou o 2º lugar na premiação de Melhores Práticas de Atividades de Extensão 2024 da Universidade de São Paulo. A iniciativa foi orientada pela Professora Elisabete Galeazzo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PSI-EPUSP).
A atividade premiada foi o curso “Arduino e Programação”, realizado em dezembro de 2024, no prédio da Engenharia Elétrica da Poli-USP, com a participação de 22 meninas entre 9 e 14 anos. O curso teve como objetivo despertar o interesse e desenvolver habilidades em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), aproximando jovens estudantes da engenharia e da programação.
Segundo a professora Elisabete Galeazzo, o grupo tem se destacado pelo alto engajamento e comprometimento das alunas, cujo entusiasmo torna o trabalho contagiante. Para ela, a premiação representa um reconhecimento do esforço coletivo e reforça o impacto positivo da atividade extensionista, inspirando outras jovens a acreditarem em seu potencial nas áreas de exatas.
Além da premiação, a Professora Elisabete Galeazzo foi homenageada durante a sessão da Congregação da Poli-USP realizada em 28 de agosto de 2025, em reconhecimento à sua relevante contribuição acadêmica e extensionista.


