Bruno Ricardo Bergamo Florentino
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado em Psicologia Social debate a profunda correlação existente entre a Psicologia e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Atualmente, vemos inúmeras manifestações da expansão da política de assistência social e a consequente inserção da Psicologia nesta política social e pública: equipamentos inaugurados, concursos públicos, processos seletivos, fóruns de discussão, publicações de livros, artigos e debates. No entanto, considerando a quantidade de psicólogos inseridos neste contexto, observa-se uma carência de pesquisas, referências e debates específicos acerca das contribuições e desafios dos psicólogos neste novo espaço sócio-ocupacional. Assim, o objetivo central deste estudo guiou-se no sentido de compreender de que modo ocorreu (e ainda ocorre) a inserção da Psicologia no Sistema Único de Assistência Social e quais são as perspectivas profissionais para o exercício profissional do psicólogo que trabalha neste contexto, mais especificamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Com vistas à busca e alcance dos objetivos traçados, realizaremos uma viagem pela história da assistência social e da Psicologia, abordaremos algumas questões acerca da constituição, implantação e implementação do SUAS, além de apresentarmos o relato de vários psicólogos que trabalham nos CRAS. A articulação entre o material teórico e empírico nos permite observar que, apesar dos inegáveis e significativos avanços da política de assistência social, o exercício profissional do psicólogo atravessa diversos embates e conflitos históricos – tanto do campo da assistência social como da profissão. Todo o debate que está por vir nos oferece não só um panorama da realidade de parte dos profissionais envolvidos nessa trama, mas, sobretudo, um conjunto de problematização acerca de questões que precisam ser ventiladas, ponderadas e transformadas.
Palavras-chave: Sistema Único de Assistência Social; Centro de Referência de Assistência Social; Psicologia; Exercício Profissional; Psicólogo.
Referência: Florentino, Bruno Ricardo Bergamo. (2013). Sistema Único de Assistência Social: Perspectivas para o exercício profissional do psicólogo que trabalha no CRAS. Dissertação de mestrado, Mestrado em Psicologia, Universidade Federal de São João Del-Rei, São João del Rei.
Disponível aqui