Raiza Cícera Soares Lins

Resumo: A atuação da psicologia no acompanhamento de crianças vítimas de abuso sexual no Creas envolve o trabalho em equipe e assume características específicas, distintas da prática da psicologia em consultório privado, modelo consolidado desde a regulamentação da profissão no país. A clássica resposta da psicologia à questão conta com um profissional autônomo realizando psicoterapia, cuja atenção prioritária volta-se aos aspectos intrapsíquicos das crianças vítimas. Com a criação da política nacional de assistência social, profissionais de psicologia passaram a atuar nos casos de abuso sexual infantil que chegam ao Creas, o que demanda outra prática. A pesquisa teve como objetivo compreender as práticas profissionais realizadas por psicólogas em Creas de dois municípios da Região Metropolitana de Recife diante do abuso sexual infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que contou com a participação de seis psicólogas a partir de entrevista semiestruturada. O Método Fenomenológico de Pesquisa em Psicologia orientou a construção e análise dos dados. A compreensão do sentido geral de cada psicóloga sobre sua experiência possibilitou a identificação da estrutura geral da experiência, que nomeamos como prática articulada. A prática psicológica frente aos casos de abuso sexual infantil no Creas é articulada a diversos atores sociais – família, equipe, rede. Caracteriza-se por intervenções situadas e intersetoriais, que têm contribuído com o suporte socioassistencial da criança e de sua família. As profissionais referem fragilidades na gestão da política que envolve desde aporte de recursos à orientação político-institucional, incluindo-se a precarização das condições de trabalho. Não identificamos movimentos das profissionais na direção de aprofundar entendimento dessa realidade e/ou ações na direção de sua mudança, mesmo diante dos desafios encontrados no serviço.

Palavras-chave: prática psicológica; abuso sexual infantil; serviços de assistência social; proteção social.

Referência: Lins, Raiza Cicera Soares (2021). Práticas profissionais de psicólogas em CREAS no âmbito do abuso sexual infantil. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 

Disponível aqui

Outras publicações

Atribuições dos operadores da rede de proteção na política de convivência: O poder familiar em foco

Leonam Amitaf Ferreira Pinto de Albuquerque e Maria de Fátima Pereira Alberto

Leia mais »

Anais de Trabalhos do IV SIMAF

IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar  Campinas/SP- 20 a 23 de março de 2023 Resumo: O IV SIMAF foi uma realização do Observatório da Infância e

Leia mais »