Marcelo Luis Horta Silva Mariano

Resumo: Esta dissertação realizou um estudo teórico acerca do construto da cidadania no modelo internacional, o construto da cidadania no modelo brasileiro e uma proposta de intervenção terapêutica no espaço do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). A questão que se buscou trabalhar foi a questão do sujeito. O sujeito de direitos no contexto internacional, o sujeito de direitos no contexto brasileiro e o sujeito do inconsciente de orientação lacaniana. O objetivo consistiu em apontar a emergência do sujeito do inconsciente no espaço do CRAS e também uma proposta de intervenção terapêutica para este sujeito. O sujeito de direitos internacional caracterizou-se pelo surgimento dos direitos civis, dos direitos políticos e dos direitos sociais, nesta ordem. O sujeito de direitos brasileiro caracterizou-se pelo surgimento dos direitos sociais em primeiro lugar. O sujeito atendido no CRAS leva em conta este registro. Ou seja, o sujeito do CRAS é marcado pelo signo dos direitos e atendido por este viés. O que esta pesquisa buscou comprovar foi a possibilidade de se escutar o sujeito do inconsciente no espaço do CRAS, sem que, para isso, seja feito um atendimento de psicologia clínica. Foi feito uma proposta de intervenção terapêutica para caracterizar o trabalho do praticante de psicanálise inserido no CRAS. Tal intervenção serve apenas como uma proposta de atendimento para os casos em que se apresente uma demanda de caráter subjetivo. Por fim, foi apresentado um caso atendido no CRAS de uma cidade de Minas Gerais em que a intervenção tornou possível uma mudança na posição subjetiva do sujeito em questão. 

Palavras-chave: psicanálise; sujeito de direito, centro de referência de assistência social (CRAS).

Referência: Mariano, Marcelo Luis Horta Silva (2011). O praticante de psicanálise no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS): a intervenção retificadora e outras questões. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. 

Disponível aqui

Outras publicações

Narrativas ficcionales e interseccionales en el cuidado institucional de niños y adolescentes (Narrativas ficcionais e interseccionais no cuidado institucional de crianças e adolescentes)

Leonardo Régis de Paula, Bruna Moraes Battistelli, Lílian Rodrigues da Cruz 

Leia mais »

A clínica ampliada e o trabalho dos psicólogos no PAIF: pressupostos e desafios

Rafael Bianchi Silva

Leia mais »

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: reXistências por via do acontecimento

Luiza Jaques Sestren e Gabriel Bueno

Leia mais »