Rafael Bianchi Silva e João Victor Begnini Simcic

Resumo: O artigo objetiva investigar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das universidades públicas do Paraná, buscando identificar indicativos de movimento para a formação dos futuros profissionais para atuação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), adotando como balizador o tema “políticas públicas”. A análise partiu de elementos presentes nas matrizes curriculares que se remetiam na referida política. Ainda que fosse observado a incidência de disciplinas que se propõem a debater as políticas públicas, tal movimento foi considerado demasiadamente baixo, o que nos leva a concluir a existência de marginalização dos temas investidos na formação do psicólogo.

Palavras-chave: Psicologia, políticas públicas, Assistência Social, currículo

Referência: Silva, R. B., & Simcic, J. V. B. (2021). As políticas públicas e atuação para o SUAS na formação do psicólogo no Paraná. Revista de Psicologia, 12(2), 75–90.

Disponível aqui

Outras publicações

Fútbol, ​​política e historia en Brasil: análisis de un manifiesto de hinchas antifascistas

Felipe Tavares Paes Lopes, Mariana Prioli Cordeiro.

Leia mais »

Relação entre servidores/as contratados/as e concursados/as em serviços da assistência social: impactos sobre o trabalho

Fernanda de Jesus Ligeiro Braga; Mariana Prioli Cordeiro; Marcelo Afonso Ribeiro

Leia mais »

Effects of Female Political Participation on Insecurity in a Mining Area

Paula S. Coelho, Mariana P. Cordeiro and Gustavo Massola.

Leia mais »