Lucélia Maria Lima da Silva Gomes & Adélia Augusta Souto de Oliveira

Resumo: Políticas sociais de acesso e permanência modificaram o perfil do estudante brasileiro de graduação e novas demandas exigiram investimentos físicos e humanos do Governo Federal. Objetiva-se discutir as implicações da Política de Permanência para a prática em Psicologia no ensino superior federal, especificamente no contexto da assistência estudantil no Nordeste brasileiro. Utilizam-se 88 documentos online, nos sites de 9 das 63 universidades federais. Os resultados interpretativos indicaram quatro Núcleos de Significação, os quais evidenciaram a presença da Psicologia na atenção à saúde do estudante, o desenvolvimento do trabalho em equipe, um quadro de psicólogos/as deficitário e foco das ações no corpo discente. Esses apontam reflexões para gestores e profissionais da assistência estudantil, em ações de inserção social através da educação.

Palavras-chave: Ensino superior; assistência estudantil; psicologia; universidade

Referência: Gomes, L. M. L. da S., & Oliveira, A. A. S. de .. (2022). Permanence Policy in the Brazilian University: Psychology and Social Insertion through Education. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 38, e38321.

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