Jean Von Hohendorff, Luísa Fernanda Habigzang e Silvia Helena Koller

Resumo: O objetivo deste ensaio é abordar a questão da garantia de acesso ao tratamento psicoterápico de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual pelo sistema público, tendo em vista que o desenvolvimento de psicopatologias em curto e em longo prazo está associado à experiência de violência sexual. As principais leis e diretrizes sobre a organização dos serviços públicos de assistência social e de saúde para vítimas de violência sexual foram revisadas, bem como estudos sobre os encaminhamentos adotados nesses casos. Constatou-se que o serviço público de assistência deve oferecer atendimento psicossocial, enquanto o serviço público de saúde deve oferecer psicoterapia. No entanto, os estudos sobre encaminhamentos de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes indicam baixos índices de encaminhamento para serviços que oferecem psicoterapia. Tal panorama é discutido a partir das diretrizes quanto ao público atendido pelo serviço público de saúde no que tange à saúde mental, bem como a partir da quantidade desses serviços em nosso país. Alternativas para a garantia de acesso ao tratamento psicoterápico de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual pelo sistema público de saúde são discutidas.

Palavras-chave: Violência sexual; Criança; Adolescente; Psicoterapia

Referência:  Hohendorff, J. V., Habigzang, L. F., & Koller, S. H.. (2015). Psicoterapia para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual no Sistema Público: Panorama e Alternativas de Atendimento. Psicologia: Ciência E Profissão, 35(1), 182–198.

Disponível Aqui

Outras publicações

Atuação dos Profissionais de Psicologia nos CRAS do Interior da Paraíba

Orlando Júnior Viana Macêdo, Clarissa Maria Paulino Duarte Lima, Francisco Henrique Sousa de Brito, Josefa Nandara Pereira de Souza, Noélia Kally Marinho de Sousa, Samara Pereira De Sousa e Stefania Germano Dias

Leia mais »

DEBATE EM TORNO DO “PSICOSSOCIAL” NO SUAS

Camila Pereira Lisboa

Leia mais »