Carmem Magda Ghetti Senra e Raquel Souza Lobo Guzzo

Resumo: O presente artigo buscou discutir a inserção da Psicologia na área da Assistência Social e a prática profissional do psicólogo no setor público. Para tanto, o contexto atual de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi abordado, relacionado, sobretudo à atuação nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e às reflexões sobre o compromisso social na Psicologia. Considera a importância da compreensão do profissional, enquanto elemento central na construção da política de Assistência Social e da elaboração de modelos de intervenção psicológicos comprometidos com a transformação da realidade social e as tensões do cotidiano deste trabalho.

Palavras-chave: Psicologia social; assistência social; compromisso social; transformação social

Referência:  Senra, C. M. G., & Guzzo, R. S. L.. (2012). Assistência social e psicologia: sobre as tensões e conflitos do psicólogo no cotidiano do serviço público. Psicologia & Sociedade, 24(2), 293–299.

Disponível Aqui

Outras publicações

Outsourcing and the growing precarity of psychologists’ work in social services in Brazil: repercussions for subjectivities

Mariana Prioli Cordeiro, Leny Sato & Fabio de Oliveira

Leia mais »

A Precarização do Trabalho dos Psicólogos Temporários no CREAS

Cassiele Gomes Pauli, Elisete Soares Traesel e Aline Cardoso Siqueira

Leia mais »

Violência(s) e Assistência Social: leituras iniciais para uma práxis psicossocial

Por Anyelle Karine de Andrade & Ednéia José Martins Zaniani

Leia mais »