Verônica Morais Ximenes, Luana Rêgo Colares de Paula e João Paulo Pereira Barros

Resumo: Este artigo parte da hipótese de que ” os meninos de rua vão para as ruas em busca de saúde mental” , formulada a partir dos textos de Leite, Winnicott, Castel e Foucault. Leite aposta na saúde mental desses jovens; Winnicott trabalha com a teoria da tendência anti-social; Castel com a desafiliação social; e finalmente Foucault, com a idéia de que a doença mental é uma expressão positiva da sociedade. Esta hipótese é verificada no Programa de Assistência e Pesquisa, coordenado por Leite e desenvolvido no Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ), o qual investiga a subjetividade desses jovens através de suas narrativas, visando subsidiar políticas públicas de assistência social e saúde mental no Brasil.

Palavras-chave: meninos de rua; saúde mental; políticas públicas

Referência: Botelho, A. P., Silva, S. L. F. da ., Kassab, M. J., & Leite, L. C.. (2008). Meninos de rua: desafiliados em busca de saúde mental. Psicologia Em Estudo, 13(2), 361–370.

Disponível Aqui

Outras publicações

Outsourcing and the growing precarity of psychologists’ work in social services in Brazil: repercussions for subjectivities

Mariana Prioli Cordeiro, Leny Sato & Fabio de Oliveira

Leia mais »

Child labour implications for adults: experiences and childhood

Denise Pereira dos Santos, Maria de Fatima Pereira Alberto, Rafaela Rocha da Costa e Cristiane Barbosa dos Santos

Leia mais »