Eurípedes Costa Nascimento e Eurípedes Costa Nascimento

Resumo: Os andarilhos de estrada são indivíduos que percorrem longas distâncias a pé pelas rodovias do país com um saco às costas onde carregam todos os seus pertences e em situações de extrema dificuldade recorrem às instituições assistenciais na busca de auxílio. Esta pesquisa teve como objetivo verificar como os trabalhadores assistenciais compreendem o modo de vida dos andarilhos pelas rodovias do país. A pesquisa foi realizada em quatro instituições assistenciais no Estado de São Paulo, sendo duas públicas e duas filantrópicas. Os relatos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a compreensão desses trabalhadores em relação aos andarilhos está associada à vagabundagem, doença mental e desestrutura familiar. Esses dados mostram a necessidade de uma ampliação do debate em torno das políticas assistenciais e seus impactos diretos na errância dos andarilhos de estrada.

Palavras-chave: Psicologia social; organizações profissionais; políticas públicas; auxílio.

Referência: Nascimento, E. C., & Justo, J. S.. (2015). ANDARILHOS DE ESTRADA SEGUNDO OS RELATOS DE TRABALHADORES ASSISTENCIAIS. Psicologia & Sociedade, 27(1), 221–230.

Disponível Aqui

Outras publicações

ASSISTÊNCIA SOCIAL NAS PROPOSTAS FORMATIVAS DOS CURSOS DE PSICOLOGIA DO RECÔNCAVO BAIANO

Evelin Fonseca de Sales e Luane Neves Santos

Leia mais »

MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO: ESTRATÉGIA PUNITIVA OU PROTETIVA?

Andrea Cristina Coelho Scisleski, Bruna Soares Bruno, Giovana Barbieri Galeano, Suyanne Nayara dos Santos & Jhon Lennon Caldeira da Silva

Leia mais »

Dimensão subjetiva e políticas públicas – de como a garantia de direitos requer a consideração da subjetividade

Maria da Graça Marchina Gonçalves e Beatriz Borges Brambilla

Leia mais »