Rafael Bianchi Silva

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo, a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, refletir sobre a clínica ampliada como uma possível ferramenta para o psicólogo exercer suas práticas cotidianas no contexto das políticas públicas, especificamente no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no trabalho com famílias do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), se diferenciando do modelo de clínica tradicional. Inicialmente, foi realizado um levantamento sobre a clínica ampliada no Brasil e seus fundamentos para, em um segundo momento, elencar possíveis articulações da atuação do psicólogo no PAIF com a clínica ampliada, a fim de refletir e ressignificar as atividades dessa categoria profissional no âmbito da proteção social prevista pelo SUAS. Concluiu-se que pressupostos presentes na clínica ampliada – como, por exemplo, a análise das demandas concretas das populações atendidas, garantia de direitos, negação do usuário enquanto objeto e trabalho direcionado à emancipação dos sujeitos – também se encontram descritos nos documentos que parametrizam o SUAS, o que torna viável considerá-la como uma perspectiva possível para o trabalho da Psicologia no âmbito da Assistência Social.

Palavras-chave: Psicologia; PAIF; SUAS; Clínica Ampliada

Referência: Silva, R. B., Mandelli, J. P., & Bonatti, G. L.. (2024). A clínica ampliada e o trabalho dos psicólogos no PAIF: pressupostos e desafios. Fractal: Revista De Psicologia, 36, e5864.

Disponível Aqui

Outras publicações

Mães de sonhos: uma proposta de reflexão e intervenção nas relações familiares

Ana Lúcia Alves Barboza, Elen Rodrigues Gonçalves Alegre Chic, Eliana Luzia Covre Dias Martines e Telma Gomes do Nascimento

Leia mais »

Serviço de acolhimento em família acolhedora (SFA) em Ji-Paraná/RO: cenas da implementação, supervisão e resultados

Gilson Lopes Soares, João Valério Alves Neto, Margarete Aparecida Porto e Mírian Madalon Vitorino de Oliveira Paiva

Leia mais »