Natália Sanches & Rafael Bianchi Silva

Resumo: O presente artigo tece considerações acerca da terminologia “escuta qualificada” no contexto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com o objetivo de ampliar a instrumentalização e intervenção da Psicologia na proteção social, foi feita uma pesquisa documental e bibliográfica acerca do conceito de escuta, como ela se articula nas produções acadêmicas na área da Assistência Social e nos materiais parametrizadores da política. Foi possível identificar a presença de uma escuta diagnóstica nos parâmetros do trabalho social que entendemos encontrar-se fortemente articulada com o conceito de “exame” de Foucault (1999). Por outro lado, em diálogo com Mèlich (2001) e Larrosa (2014), consideramos outras maneiras de realizar o processo de escuta das populações atendidas na referida política pública, subvertendo a lógica de vigilância-punição.

Palavras-chave: Psicologia, Assistência Social, Escuta

Referência: Sanches, N., & Silva, R. B. (2019). A escuta qualificada na assistência social: Da postura diagnóstica às formas (po)éticas de escutar. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 19(3), 604–622.

Disponível Aqui

Outras publicações