Katia Cherix

Resumo: Esta dissertação visou compreender expectativas de idosos que procuraram dispositivos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ligados à Prefeitura de São Paulo, os quais ofereceram atividades de lazer em 2010 e 2011. Quatro colaboradores foram entrevistados em dois períodos distintos: no momento em que se matricularam nas atividades e três meses depois, quando puderam falar de suas experiências. O diário de campo e a análise das entrevistas por meio do método de análise temática desenvolvido por Minayo (2010) mostraram que os idosos buscam atividades físicas por acreditarem que o ócio pode levar à depressão. Além do cuidado com a saúde, eles também procuram amizades, pois não se sentem compreendidos nos relacionamentos familiares. Homens e mulheres têm maneiras diferentes de lidar com o envelhecimento e de ocupar o espaço público. Os colaboradores falaram da importância de encontrar escuta nos pares e profissionais. O fato de as atividades serem oferecidas por meio de parcerias entre a Prefeitura de São Paulo e Organizações Sociais (OS) pode colocar o idoso no lugar de consumidor de um serviço, o que dificulta seu posicionamento crítico perante seus direitos como cidadão.

Palavras-chave: Idosos; Envelhecimento; Políticas Públicas; Assistência Social

Referência: Cherix, Katia. (2012). A expectativa dos usuários a respeito de dispositivos da rede do SUAS que oferecem atividades para idosos. Dissertação de mestrado, Mestrado em Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 

Disponível aqui

Outras publicações

PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE EX-ABRIGADAS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA: CARTOGRAFIA DE UMA EXPERIÊNCIA

Bruna Coutinho Silva, Andreza Moreira Marques, Raíssa Ferreira Morais e Roberta Carvalho Romagnoli  

Leia mais »