Maria Fernanda Aguilar Lara e Mariana Prioli Cordeiro

Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar os sentidos produzidos por profissionais do SUAS acerca das relações estabelecidas entre as organizações da sociedade civil e o Estado na implementação da política de assistência social no município de São Paulo. A pesquisa foi realizada por meio de revisão de literatura, análise documental e de nove entrevistas semiestruturadas. A análise partiu de uma perspectiva construcionista em Psicologia Social. Particularmente, nos ancoramos nas contribuições do estudo das práticas discursivas, por se tratar de uma abordagem teórico-metodológica que permite a compreensão da produção de sentido no cotidiano. Com base nos resultados, procuramos chamar a atenção para a complexidade que envolve as parcerias entre OSC e Estado nesta política pública, ao dar ênfase ao seu aspecto relacional, polissêmico e multideterminado.

Palavras-chave: Discursos, Assistência social, Parcerias público-privadas

Referência: Lara, M. F. A., & Cordeiro, M. P. (2023). A produção discursiva de trabalhadoras do SUAS sobre a relação entre OSC e Estado na política de assistência social. Estudos De Psicologia (Natal), 27(3), 333–343.

Disponível Aqui

Outras publicações

PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: IMPASSES E REINVENÇÕES

Rafael Bianchi Silva e Flávia Fernandes de Carvalhaes

Leia mais »

Demandas do Sistema de Justiça às psicólogas e aos psicólogos que atuam em serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS)

Conselho Federal de Psicologia Assunto: Demandas do Sistema de Jusça às psicólogas e aos psicólogos que atuam em serviços do Sistema Único de Assistência Social

Leia mais »

Política social de Assistência Social e a garantia de direitos sociais: entre ambiguidades e contradições

Lisandra Chaves de Aquino Morais e Isabel Fernandes de Oliveira

Leia mais »

Avaliação do Atendimento Recebido no CRAS por Famílias Usuárias

Anne Graça de Sousa Andrade & Normanda Araujo de Morais

Leia mais »