Pedro Henrique Lima Ximenes e Maria Suely Alves Costa

Resumo: O presente trabalho estrutura-se como discussão teórico-prática de estágio em Psicologia no campo da política de Assistência Social, especificamente nos Centros de Referência da Assistência Social – Cras e Creas, tendo como objetivo refletir sobre a presença da Psicologia no campo da Assistência Social por meio da prática no serviço público. A inserção no campo se baseou nas observações dos atendimentos realizados e nas visitas domiciliares. Verificaram-se alguns desafios, destacando-se o enfrentamento direto das violências, traduzido pelo acompanhamento às vítimas, e as dificuldades inerentes ao serviço público. Como conclusões, possibilitou a aproximação do estudante com o trabalho em Psicologia no âmbito da Assistência Social por meio da vivência das rotinas. No mais, percebeu-se um campo rico em experiências, ainda pouco explorado na literatura, e no qual a Psicologia se faz necessária e tem muito a contribuir desde sua perspectiva.

Palavras-chave: Prática; Psicologia, Assistência Social, Políticas públicas

Referência: Ximenes, Pedro H. L., & Costa, Maria Suely A. (2021). A Psicologia no âmbito da Assistência Social: relato de experiência. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 16(4). 

Disponível aqui

Outras publicações

Psicologia na Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

Esther Maria de Magalhães Arantes

Leia mais »

Práticas, desafios e contribuições da Psicologia para o SUAS

Mariana Prioli Cordeiro, Maria Fernanda Aguilar Lara e Camila Pereira Lisboa

Leia mais »

Estresse parental em famílias pobres

Ísis de Cássia Palheta da Silva, Katiane da Costa Cunha, Edson Marcos Leal Soares Ramos, Fernando Augusto Ramos Pontes, Simone Souza da Costa Silva

Leia mais »

Da Vulnerabilidade como Condição de Saber nas Pesquisas em Psicologia Social

Wanderson Vilton Nunes da Silva, Simone Maria Hüning e Neuza Guareschi

Leia mais »