Orlando Júnior Viana Macêdo, Maria de Fátima Pereira Alberto, Denise Pereira dos Santos, Gabriel Pereira de Souza, e Vinicius Suares de Oliveira

Resumo: Neste artigo, discutem-se as ações dos profissionais de Psicologia nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Trabalhou-se com sete profissionais de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, Ceará. Utilizou-se de entrevista semiestruturada, que contemplou dados biosociodemográficos; dificuldades enfrentadas; formação acadêmica e atividades realizadas. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. As falas denotaram que há dificuldades decorrentes tanto das condições de trabalho oferecidas quanto da formação acadêmica. A formação dá suporte para uma atuação clínica individualizante. A prática gira em torno do acolhimento e atendimento psicológico. Percebe-se atuação com alcance limitado no que concerne ao desenvolvimento da autonomia e da efetivação dos direitos dos usuários, sinalizando-se para importância de os profissionais recorrerem a versões de Psicologia mais politizadas e comprometidas com os sujeitos em condição de vulnerabilidade social.

Palavras-chave: atuação do psicólogo, psicologia

Referência: Macêdo, Orlando Júnior Viana, Alberto, Maria de Fátima Pereira, Santos, Denise Pereira dos, Souza, Gabriel Pereira de, & Oliveira, Vinicius Suares de. (2015). Ações do Profissional de Psicologia no Centro de Referência da Assistência Social. Psicologia: Ciência e Profissão, 35(3), 809-823. 

Disponível aqui

Outras publicações

RISCO, VULNERABILIDADE E O CONFINAMENTO DA INFÂNCIA POBRE

Vanessa Crestani e Kátia Bones Rocha

Leia mais »

Permanence Policy in the Brazilian University: Psychology and Social Insertion through Education

Lucélia Maria Lima da Silva Gomes & Adélia Augusta Souto de Oliveira

Leia mais »