Breno Ayres Chaves Rodrigues, Andréa Perosa Saigh Jurdi and Patrícia Leme de Oliveira Borba
Resumo: Compreendendo a(s) infância(s) como uma construção social em um tempo-espaço e as crianças como sujeitos de direitos que participam ativamente dessa construção, ou seja, produzem cultura, acompanhamos, a partir da base teórica-metodológica etnográfica, o cotidiano de 4 crianças calungas . Buscou-se aprofundar conhecimentos sobre a realidade cotidiana da(s) infância(s) e do bairro que ali se engendram. Essas mesmas crianças permitiram o acesso e o convívio em suas casas, na circulação pelo bairro, no estar em espaços institucionais e privados, em conversas mais sérias sobre namoro, violência, cultura, lazer e direitos humanos. Dentre os resultados, destacaram-se os modos inventivos e brincantes de circular pelo bairro, nomeando essas aventuras brincantes de missões. Por meio delas, as crianças reivindicavam uma cidade menos adultocêntrica , transgredindo e inventando suas próprias regras de uso dos lugares por onde passavam. Aposta-se que pesquisas como essas possam subsidiar profissionais, serviços e políticas que atuem com crianças.
Palavras-chave: Criança; Etnografia; Áreas de Pobreza; População Urbana.
Referência: Rodrigues, B. A. C., Jurdi, A. P. S., & Borba, P. L. de O.. (2024). As Missões: Modos Inventivos e Brincantes das Crianças Calungas . Psicologia: Ciência E Profissão, 44
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