Rafael Bianchi Silva e João Victor Begnini Simcic

Resumo: O artigo objetiva investigar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das universidades públicas do Paraná, buscando identificar indicativos de movimento para a formação dos futuros profissionais para atuação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), adotando como balizador o tema “políticas públicas”. A análise partiu de elementos presentes nas matrizes curriculares que se remetiam na referida política. Ainda que fosse observado a incidência de disciplinas que se propõem a debater as políticas públicas, tal movimento foi considerado demasiadamente baixo, o que nos leva a concluir a existência de marginalização dos temas investidos na formação do psicólogo.

Palavras-chave: Psicologia, políticas públicas, Assistência Social, currículo

Referência: Silva, R. B., & Simcic, J. V. B. (2021). As políticas públicas e atuação para o SUAS na formação do psicólogo no Paraná. Revista de Psicologia, 12(2), 75–90.

Disponível aqui

Outras publicações

#1 SUAS e Psicologia Comunitária com Bernardo Svartman

O Podcast PPAS é uma produção da equipe do Portal Psicologia na Assistência Social. Nele você encontra conversas com acadêmicas e profissionais para debater a Inserção da Psicologia no campo e outras discussões que atravessam a área. O programa pode ser acessado no portal ou nas principais plataformas digitais

Leia mais »

Políticas públicas e desigualdades na migração e refúgio

Carmem Lussi

Leia mais »