Rosana Gomes Reis e Lucimaira Cabreira

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar quais práticas destinadas a moradores da zona rural são desenvolvidas pelos psicólogos que atuam nos CRAS – Centros de Referência da Assistência Social assim como compreender quais as dificuldades encontradas na execução de tais ações. Para a realização deste estudo, optou-se por uma pesquisa de caráter qualitativo, através de entrevistas com psicólogos que atuam nesses serviços. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos teóricos da análise de conteúdo. Ao finalizar, conclui-se que as ações desenvolvidas na área rural consistem nas mesmas desenvolvidas na cidade, porém sem levar em consideração as particularidades dessa região, o que dificulta o desenvolvimento de ações voltadas para essa população. Uma das dificuldades significativas percebidas pelos participantes é a pouca discussão e formação teórica durante a graduação no que diz respeito à Psicologia social, em especial às políticas públicas. Enfim, verifica-se que este estudo é de grande relevância, no sentido de contribuir com a construção de novas práticas e de espaços de atuação para os profissionais de Psicologia.

Palavras-chave: Psicologia social; Ambientes rurais; Políticas públicas; Política Social

Referência: Reis, Rosana Gomes, & Cabreira, Lucimaira. (2013). As políticas públicas e o campo: e o Psicólogo com isso?. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(spe), 54-65.

Disponível aqui

Outras publicações

O trabalho com famílias em situação de violência intrafamiliar no CREAS: O ponto de vista de profissionais psicólogos

Caroline Pöttker, Dorian Mônica Arpini e Catheline Rubim Brandolt

Leia mais »

(Des)acolhimento institucional de crianças e adolescentes: aspectos familiares associados

Fábio de Carvalho Mastroianni, Fernanda Roberta Sturion, Flávia dos Santos Batista, Karen Cristina Amaro e Talita Bombarda Ruim

Leia mais »