Carmem Magda Ghetti Senra e Raquel Souza Lobo Guzzo

Resumo: O presente artigo buscou discutir a inserção da Psicologia na área da Assistência Social e a prática profissional do psicólogo no setor público. Para tanto, o contexto atual de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi abordado, relacionado, sobretudo à atuação nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e às reflexões sobre o compromisso social na Psicologia. Considera a importância da compreensão do profissional, enquanto elemento central na construção da política de Assistência Social e da elaboração de modelos de intervenção psicológicos comprometidos com a transformação da realidade social e as tensões do cotidiano deste trabalho.

Palavras-chave: Psicologia social; assistência social; compromisso social; transformação social

Referência:  Senra, C. M. G., & Guzzo, R. S. L.. (2012). Assistência social e psicologia: sobre as tensões e conflitos do psicólogo no cotidiano do serviço público. Psicologia & Sociedade, 24(2), 293–299.

Disponível Aqui

Outras publicações

NARRATIVAS DE PSICODRAMATISTAS NO PALCO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Deiverson Jésus Abreu Tófano e Roberta Carvalho Romagnoli

Leia mais »

#1 SUAS e Psicologia Comunitária com Bernardo Svartman

O Podcast PPAS é uma produção da equipe do Portal Psicologia na Assistência Social. Nele você encontra conversas com acadêmicas e profissionais para debater a Inserção da Psicologia no campo e outras discussões que atravessam a área. O programa pode ser acessado no portal ou nas principais plataformas digitais

Leia mais »

Violência(s) e Assistência Social: leituras iniciais para uma práxis psicossocial

Por Anyelle Karine de Andrade & Ednéia José Martins Zaniani

Leia mais »

A Escuta Clínica Psicanalítica em uma Instituição Pública: Construindo Espaços

Elenice Cazanatto, Margareth Kuhn Martta e Claudia Alquati Bisol

Leia mais »