Eduardo Lewgoy Iochpe

Resumo: O presente trabalho disserta sobre a política pública de assistência social pensando a respeito dos processos contemporâneos que a enfraquecem em seu caráter público, universal e de cidadania. A análise apresentada parte de materialidades dos últimos três anos (2016, 2017 e 2018) que detém relação direta com a assistência social. Foi produzido um ensaio investigativo sobre o processo de desmonte que essa política pública vem sofrendo no Brasil, em um ritmo acelerado. São utilizados recursos metodológicos apoiados nas memórias que o pesquisador construiu junto com a temática. Também são evidenciadas as estratégias de gestão e condução Municipal dessa política através da análise do Plano Municipal de Assistência Social de Porto Alegre (2018-2021), documento básico no seu planejamento de ações. Dessa maneira, espera-se contribuir para desnaturalizar formas de governo e estratégias pretensamente não políticas que atravessam a política pública de assistência social a enfraquecendo.

Palavras-chave: Políticas Públicas de Assistência Social; Desmonte; Plano Municipal de Assistência Social; Memórias

Referência: Iochpe, Eduardo Lewgoy. (2018). “Assistência social não dá lucro”: desmontando as políticas públicas de assistência em Porto Alegre e Brasil. Dissertação de mestrado, Mestrado em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre.

Disponível aqui

Outras publicações

Tensões no campo do político e da prática profissional da assistência social

Katia Maheire; Marcela de Andrade Gomes; Tatiana Minchoni; Felipe Augusto Leques Tonial; Marcelo Felipe Bruniere e Ana Paula Silva Hining

Leia mais »

Adolescência e ato infracional: por que os adolescentes se submetem à criminalidade?

Débora Ferreira Bossa e Andréa Maris Campos Guerra

Leia mais »

O CRAS em relação: profissionais e usuários(as) em movimento

Vinicius Tonollier Pereira & Pedrinho Arcides Guareschi

Leia mais »