Evelin Fonseca de Sales e Luane Neves Santos
Resumo: O CensoPsi realizado em 2022 destacou que 20,1% das/os psicólogas/os participantes atuavam na área social, patamar próximo ao da execução do processo de trabalho da proteção social e desenvolvimento. Esse dado aponta para significativa inserção de psicólogas/os na política de assistência social, o que requer da formação inicial em psicologia o acesso a referenciais teóricos e práticos que favoreçam uma atuação qualificada nesse campo. Esta pesquisa analisou Projetos Pedagógicos de Cursos de Psicologia do Recôncavo da Bahia com objetivo de identificar como ênfases e componentes curriculares contemplavam os princípios e diretrizes preconizados pela Política Nacional de Assistência Social. Constatou-se que alguns princípios foram contemplados nas ementas e em outros elementos que compõem os processos formativos, como interdisciplinaridade, territorialização e garantia de direitos sociais. Entretanto, foi evidenciada a ausência de ênfases e componentes curriculares que discutam diretamente a assistência social, o que compromete a qualidade da atuação da Psicologia nesse campo.
Palavras-chave: Formação em Psicologia; Currículo; Assistência social; Política pública; Psicologia social
Referência: Sales, E. F. de ., & Santos, L. N.. (2024). ASSISTÊNCIA SOCIAL NAS PROPOSTAS FORMATIVAS DOS CURSOS DE PSICOLOGIA DO RECÔNCAVO BAIANO. Psicologia & Sociedade, 36, e290782.
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