Gabriela Lopes de Aquino

Resumo: Este estudo discute a atuação de psicólogos na comunidade, tendo com lócus de atuação o contexto do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Teve como aporte teórico a Psicologia Social Comunitária. O objetivo foi analisar a prática do psicólogo inseridos nos CRAS da cidade de Curitiba(PR) e Campo Grande(MS). Trata-se de um estudo de campo, exploratório e de enfoque qualitativo. Como procedimento metodológico para coleta de dados utilizou-se a realização de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado. Os participantes foram 7 psicólogos(as) que atuam em CRAS, sendo 5 profissionais de Curitiba(PR) e 2 de Campo Grande(MS). Os dados foram organizados e analisados com base na técnica de Análise de conteúdo, segundo Bardin (1977). Os resultados apontam que profissionais da psicologia desenvolvem ações sob o viés da área clínica e terapêutica da psicologia, trabalhos em grupos e burocráticos. Outro aspecto da atuação de psicólogos no CRAS são as relações estabelecidas com outras políticas públicas e profissionais tanto da psicologia, quanto de outras áreas. Identificou-se também que o papel do psicólogo no CRAS não está estabelecido, o que configura como uma dificuldade para a atuação desse profissional no CRAS. Os profissionais entrevistados também apontam que existem falhas e lacunas na formação acadêmica, principalmente na área social da psicologia, uma vez que se referem a uma formação voltada, prioritariamente, para área clínica, o que não subsidia a atuação no CRAS e se distancia da realidade social encontrada. Os estágios realizados durante a graduação permitiram o primeiro contato com a realidade social. Os participantes apontam que aprenderam a realizar as atividades no CRAS por meio da prática. No entanto, percebe-se que ainda há uma hierarquização na relação entre psicólogos e usuários, e que estes profissionais tendem a normatizar comportamentos dos usuários em padrões definidos a priori. A partir desses resultados, percebe-se que há algum distanciamento entre as práticas desenvolvidas pelos profissionais entrevistados com as práticas propostas pela Psicologia Social Comunitária.

Palavras-chave: atuação no CRAS; práticas psicossociais no CRAS; psicologia social comunitária; trabalho comunitário; psicologia no CRAS.

Referência: Aquino, Gabriela Lopes de. (2019). Atuação de psicólogos(as) nos Centros de Referência de Assistência Social: reflexões a partir da educação e da Psicologia Social Comunitária. Dissertação de Mestrado, Mestrado em Educação, Universidade Federal; do Paraná, Curitiba.

Disponível aqui

Outras publicações

Racismo institucional: violação do direito à saúde e demanda ao Serviço Social

Helena Clécia Barbosa da Silva & Telma Cristiane Sasso de Lima

Leia mais »