Janaína Vilares da Silva e Juliana Pinto Corgozinho

Resumo: Este artigo, de caráter bibliográfico, buscou evidenciar a necessidade, a oportunidade e a possibilidade de que as produções teórico-conceituais e metodológicas já desenvolvidas na ciência psicológica social, particularmente a comunitária, com base materialista histórico-dialética, fossem exploradas em sua capacidade de orientar a atuação do psicólogo no âmbito do SUAS/CRAS. A pesquisa foi iniciada devido a recente conquista de espaço institucional da atuação do psicólogo no SUAS/CRAS e pelos poucos referenciais teórico-metodológicos específicos para atuação neste campo. O presente estudo buscou relacionar a Psicologia ao SUAS/CRAS através de conceitos da Psicologia Social Comunitária, apontando um modelo de atuação que visasse a autonomia dos sujeitos.

Palavras-chave: SUAS [CRAS]; psicologia social comunitária; intervenção do psicólogo

Referência: Silva, Janaína Vilares da, & Corgozinho, Juliana Pinto. (2011). Atuação do psicólogo, SUAS/CRAS e Psicologia Social Comunitária: possíveis articulações. Psicologia & Sociedade, 23(spe), 12-21.

Disponível aqui

Outras publicações

Psicología en la Asistencia Social: la construcción de una práctica comprometida.

Mariana Prioli Cordeiro, Juliana Thomaz Batista, Sthefânia Carvalho e Leandro do Carmo.

Leia mais »

(Des)acolhimento institucional de crianças e adolescentes: aspectos familiares associados

Fábio de Carvalho Mastroianni, Fernanda Roberta Sturion, Flávia dos Santos Batista, Karen Cristina Amaro e Talita Bombarda Ruim

Leia mais »