Bruna Moraes Battistelli
Resumo: O cuidado com crianças e adolescentes em Acolhimento Institucional. O cuidado com as práticas de pesquisa. Relações que vão se construindo na pesquisa e na escrita, e como histórias vão ganhando corpo: uma dissertação-carta vai sendo montada. Montada e desmontada, inspirada em Walter Benjamin e na ideia de coleção. Os fragmentos surgem, são inventados e misturados… Ferramentas de pesquisa que vão sendo montadas no decorrer do processo… “Como contar uma pesquisa?” É possível uma cartografia? “Tem uma carta para mim”? “Escrevi uma carta para ti!” PesquisarCOM o abrigo vai se desenhando de carta em carta, formando uma carta-grafia. O abrigo pesquisa a pesquisadora. O que o Acolhimento Institucional pode dizer da produção acadêmica? Walter Benjamin, Deleuze e Guattari são interlocutores importantes, assim como a psicóloga, os educadores, os adolescentes e crianças… Para a cartógrafa são necessários materiais de diferentes espécies. Uma dissertação escrita a muitas mãos. Conceitos como experiência, narrativas e literatura menor auxiliam a pensar na construção desta coleção: uma dissertação que a cada pedaço conta uma história: “quem conta um conto aumenta um ponto”, já diz o ditado popular. A partir de memórias, observações e troca de cartas vai se construindo um caminho de pistas: sobre cuidar, pesquisar, escrever, acolher. Abra os envelopes, aventure-se com as narrativas construídas, pelas quais o cuidado pede passagem e vai se desdobrando em outros…
Palavras-Chave: Cuidado; Acolhimento; Narrativas; Pesquisa; Cartografia
Referência: Battistelli, Bruna Moraes. (2017). Carta-grafias: entre Cuidado, Pesquisa e Acolhimento. Dissertação de mestrado, Mestrado em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
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