Eduardo de Carvalho Martins, Juliana Vieira Navarrette, Sandra Mariela Steinberg Gonzaga Oliveira e Jaquelina Maria Imbrizi
Resumo: O Projeto Cinema Perto da Gente utiliza recursos audiovisuais como disparadores de temas que buscam promover o diálogo e a reflexão, bem como fomentar a interação grupal e a troca de experiências e valores entre os profissionais, as pessoas acompanhadas e as comunidades atendidas por um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) localizado em Santos/SP. O projeto visa contribuir com a realização do trabalho social junto às famílias em situação de vulnerabilidade social, conforme preconizado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). O presente artigo relata esta experiência e procura refletir sobre como a Psicologia, entendida como ciência e profissão, pode contribuir com seus aportes sobre a dimensão subjetiva, por meio da escuta do sofrimento sociopolítico, e como os materiais audiovisuais contribuem com este trabalho de acolhimento e construção de estratégias de enfrentamento de situações sociais críticas por parte dos sujeitos a elas submetidas. Foram exibidos filmes em cada encontro do projeto, seguidos de rodas de conversa registradas em diários de campo, analisados à luz dos autores de referência, visando contribuir com o trabalho do psicólogo na Política de Assistência Social. Os resultados apontam para a participação implicada do público atendido, incluindo a produção de um vídeo com os participantes e o reconhecimento da parceria entre o CRAS-ZOI e um projeto de extensão universitária. Tais fatores indicam a possibilidade de aprofundamento de temas do cotidiano das famílias atendidas, bem como a criação de dispositivos de cuidado com vistas a um progressivo processo de emancipação dos sujeitos e conquista de direitos sociais.
Palavras-chave: Psicologia Social; Política de Assistência Social; PAIF; Cinema; Sofrimento Sociopolítico
Referência: Martins, E. de C., Navarrette, J. V., Oliveira, S. M. S. G., & Imbrizi, J. M.. (2019). Cinema Perto da Gente: Arte como Estratégia de Atuação do Psicólogo no CRAS. Psicologia: Ciência E Profissão, 39
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