Wanderson Vilton Nunes da Silva, Simone Maria Hüning e Neuza Guareschi

Resumo: O presente artigo apresenta reflexões acerca do Compromisso Social da Psicologia, partindo da sua presença nas referências técnicas publicadas pelo Sistema Conselhos para atuação dos psicólogos no Sistema Único de Assistência Social – SUAS e da análise dos cadernos de deliberações produzidos a partir dos Congressos Nacionais de Psicologia. Através dos marcadores Compromisso Social, Direitos Humanos e Políticas Públicas, buscamos evidenciar a complexidade que atravessa as práticas psicológicas no campo das políticas sociais públicas na medida em que a garantia de direitos passa a se configurar como objeto para a profissão. Pretendendo contribuir para as problematizações sobre o tema, propomos a institucionalização do discurso do Compromisso Social, os processos de judicialização da vida e a atualização de compromissos entre Psicologia e Estado como movimentos que tem efeitos significativos na atuação profissional de psicólogos no SUAS.

Palavras-chave: Narrativas; Vulnerabilidade; Território; Experiência

Referência: Silva, W. V. N. da ., Hüning, S. M., & Guareschi, N.. (2020). Da Vulnerabilidade como Condição de Saber nas Pesquisas em Psicologia Social. Psicologia: Ciência E Profissão, 40, e213073.

Disponível Aqui

Outras publicações

Dimensão subjetiva e políticas públicas – de como a garantia de direitos requer a consideração da subjetividade

Maria da Graça Marchina Gonçalves e Beatriz Borges Brambilla

Leia mais »

Cinema Perto da Gente: Arte como Estratégia de Atuação do Psicólogo no CRASs

Eduardo de Carvalho Martins, Juliana Vieira Navarrette, Sandra Mariela Steinberg Gonzaga Oliveira e Jaquelina Maria Imbrizi

Leia mais »