Isadora Machado Maia & Normanda Araujo de Morais

Resumo: Buscou-se compreender a percepção dos profissionais das medidas socioeducativas acerca do seu engajamento e exaustão com o trabalho. Para isso, realizou-se um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, por meio de uma entrevista semiestruturada a três integrantes da equipe técnica e dois coordenadores de segurança (idades entre 28 e 57 anos). A análise dos dados foi conduzida com o auxílio do software Iramuteq, que gerou cinco classes temáticas: a) rotina das unidades socioeducativas e as demandas do trabalho dos profissionais; b) gestão de conflitos nas unidades, da mediação à polícia; c) recursos pessoais e institucionais relacionados ao exercício da profissão; d) aspectos relacionados ao contexto de trabalho; e, por último, e) indicadores de esgotamento laboral, adversidades e adoecimento profissional. Os participantes descreveram diversas demandas relacionadas à exaustão física e psicológica (e.g. equipe reduzida, insalubridade, baixo salário e fragilidade do vínculo empregatício), mas também ressaltaram a relevância social de sua prática profissional junto aos adolescentes e o relacionamento positivo entre os profissionais como fatores que justificam o seu engajamento e permanência nas instituições socioeducativas. Conclui-se evidenciando que os contextos têm influência direta na saúde desses profissionais, o que sublinha a importância de se olhar para suas condições de trabalho e para aspectos ligados à saúde mental, promovendo, desse modo, avanços na realidade socioeducativa.

Palavras-chave: Engajamento; Exaustão; Socioeducação; Trabalho; Medidas socioeducativa

Referência:  Maia IM, Morais NA de. Engajamento com o Trabalho e Exaustão Emocional de Profissionais da Socioeducação. Psicol cienc prof [Internet]. 

Disponível Aqui

Outras publicações

Psicologia e política de Assistência Social: Discursos sobre a violência infantojuvenil.

Rafael Bianchi Silva e Anyelle Karine de Andrade

Leia mais »

Atendimentos Psicossociais a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual: Percepções de Psicólogas de um Creas/Paefi

Jessica Souza Martins & Daniel Kerry dos Santos

Leia mais »

Reflexões sobre usos da noção de compromisso social da ciência: o caso da Psicologia brasileira

Mariana Prioli Cordeiro

Leia mais »

A atuação de psicólogas(os) no cras sob um olhar de uma psicologia não disciplinar e normativa

Rhuan Felipe Sales e Felipe Ferreira Pinto

Leia mais »