Roberta Nunes Gomes

Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa-intervenção realizada em uma instituição de acolhimento de crianças de zero a seis anos, situada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa foi desenhada a partir de demandas construídas coletivamente com a equipe técnica, a presidência e as cuidadoras da instituição de acolhimento. A história do local pesquisado é atravessada pelas histórias da tuberculose e do bairro, que contextualizam o momento e auxiliam na compreensão das relações entre a instituição de acolhimento e as crianças/famílias. Como análise das práticas de abrigamento três analisadores foram escolhidos: chave, cortina e dinheiro. Através de cada um deles foi possível analisar a instituição acolhimento no que tange ao trabalho exercido pelos profissionais assim como às práticas de cuidado que vêm sendo adotadas na assistência à infância atual, especialmente na instituição de acolhimento onde a pesquisa foi realizada. Foi possível perceber que as práticas de abrigamento estão diretamente relacionadas à visão que os funcionários, equipe, presidência e direção têm das crianças abrigadas, levando à reflexão a respeito de a qual infância essas criancas têm direito.

Palavras-chave: instituição de acolhimento; abrigo; cuidado; psicologia social; crianças; cuidados; infância.

Referência: Nunes, Roberta Gomes (2015). Entre chaves e cortinas: a instituição acolhimento em análise. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 

Disponível aqui

Outras publicações

Bem-Estar no Trabalho: Influência das Condições para Criatividade entre Psicólogos dos Creas-MG

Patrícia de Fátima Pantaleão e Heila Magali da Silva Veiga

Leia mais »

NARRATIVAS DE PSICODRAMATISTAS NO PALCO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Deiverson Jésus Abreu Tófano e Roberta Carvalho Romagnoli

Leia mais »

PROTAGONISMO JUVENIL E MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO: EXPERIÊNCIA EM OFICINAS TEMÁTICAS

Rafaela Rocha da Costa, Italo de Oliveira Guedes e Maria de Fatima Pereira Alberto

Leia mais »

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO (A) NO CRAS: ANÁLISE A PARTIR DE ESTUDOS TEÓRICOS

Bruna Cabrera Fabricio, Géssica Beatriz Faga Salviano, Heloisa Gabriela de Oliveira Munhoz, Maria Júlia Costa Santos, Maria Tereza Aparecida de Lima, Stefani Kauani de Oliveira

Leia mais »

Violência(s) e Assistência Social: leituras iniciais para uma práxis psicossocial

Por Anyelle Karine de Andrade & Ednéia José Martins Zaniani

Leia mais »