Letícia Maísa Eichherr & Lílian Rodrigues da Cruz 

Resumo: Neste artigo objetiva-se discutir questões relacionadas aos encontros das crianças com a assistência social a partir de um recorte da pesquisa de mestrado realizada em um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Apostamos nos traçados singulares da metodologia cartográfica para o acompanhamento dos acontecimentos cotidianos do serviço e para o exercício epistêmico de descolonização do pensamento. Pretendemos, assim, contextualizar os discursos vinculados às crianças consideradas público prioritário do serviço e objetos da política pública e refletir sobre a pandemia da Covid-19 que escancara as desigualdades sociais. Entendemos que o olhar crítico desde uma perspectiva parcial potencializa a desconstrução de discursos totalizantes e universais sobre as infâncias e propomos a escutação como aposta ética-estética-política de uma escuta menor em tempos e sistemas maiores, que podem brutalizar o cotidiano de trabalho nas políticas públicas.

Palavras-chave: Política pública; Criança; Psicologia social; Assistência social; Covid-19

Referência: Eichherr, L. M., & Cruz, L. R. da .. (2022). ESCUTAÇÃO: ENCONTROS ENTRE CRIANÇAS, ASSISTÊNCIA SOCIAL E PANDEMIA. Psicologia & Sociedade, 34, e263894.

Disponível Aqui

Outras publicações

Engajamento com o Trabalho e Exaustão Emocional de Profissionais da Socioeducação

Isadora Machado Maia & Normanda Araujo de Morais

Leia mais »

#2 – Por uma desfamiliarização da vida com Luis Fernando Saraiva

Este episódio 2 do Podcast do PPAS traz uma instigante conversa sobre significado da família para as políticas de assistência social.

Leia mais »