Vivian de Almeida Fraga

Resumo: Vamos falar sobre uma favela chamada Favela do Aço. Localizada na periferiada cidade do Rio de Janeiro, chega à academia a partir do meu contato com alguns moradores locais, cujas filhas participavam de um projeto executado pela Secretaria Municipal da Assistência Social. Duas características chamam a atenção na realidade dessa comunidade: o grande quantitativo de moradores em situação de rua podem ser encontrados na zona sul da cidade, e um dispositivo político inaugurado pela Secretaria chamado Pólo de Vigilância da Exclusão. Partimos da hipótese de que o Pólo de Vigilância da Exclusão foi um dispositivo político pensado como uma forma de barrar os moradores da favela de circular pelas ruas da zona sul da cidade, já que, uma vez incluídos em projetos sociais da prefeitura e mapeados por estes técnicos, o retorno para a rua pode significar a perda de projetos de transferência de renda, como o bolsa família ou outros projetos sociais.Nessa dissertação, buscamos, com a interlocução com o Serviço Social, trazer a perspectiva histórica das políticas sociais instituídas em nosso país, onde pudemos perceber a manutenção de algumas práticas construídas dentro de parâmetros sociais conservadores. Outras discussões também são contempladas nesse trabalho, onde convocamos a Sociologia, presentificada por Loïc Wacqüant, em sua análise a respeito da segregação social e a guetificação e a Filosofia, na figura de Foucault, com suas ponderações sobre os mecanismos de controle da sociedade. É nesse espírito que convido e desejo a todos uma boa leitura.

Palavras-chave: Favela do Aço; Assistência Social; Dispositivos de controle; Pólo de Vigilância da Exclusão.

Referência: Fraga, Vivian de Almeida (2009). Favela do Aço: pensando os dispositivos de controle da assistência social. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Disponível aqui

Outras publicações

#0 – Uma Apresentação ao SUAS com Camila Lisboa

Neste episódio contextualizamos e apresentamos mais do SUAS, contando um pouco de seu histórico e sua realidade atual. Um verdadeiro “ponto de partida” para nossas conversas. 

A convidada que nos ajuda nessa difícil tarefa é a Camila Lisboa, atualmente professora da Universidade Estadual de Feira de Santana, ela é graduada em Psicologia e especialista em Gestão pública, mestre e doutoranda em Psicologia Social.

Leia mais »

#2 – Por uma desfamiliarização da vida com Luis Fernando Saraiva

Este episódio 2 do Podcast do PPAS traz uma instigante conversa sobre significado da família para as políticas de assistência social.

Leia mais »

“UMA CASA E UMA SANFONA PARA SONHAR”: GRUPO MULTIFAMILIAR MUSICOTERAPÊUTICO NA COMUNIDADE

Fernanda Valentin, Acileide Cristiane Fernandes Coelho, Fernanda da Costa Nunes, Jaqueline Rodrigues Stefanini, Marciana Gonçalves Farinha & Maria Inês Gandolfo Conceição

Leia mais »