Marcela De Silva e Sa Bittencourt Câmara

Resumo: Nesta dissertação pretendo desenvolver a avaliação qualitativa de uma metodologia de capacitação para profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Projeto da Casa das Caldeiras parte do conceito de habilidades socioemocionais para a criação de espaços de convivência que favorecem o exercício e o reconhecimento dessas habilidades. Como parte do guarda chuva da Associação Cultural Casa das Caldeiras (ACCC), o Projeto tem forte influência de processos culturais e criativos, e reponsabilidade com a preservação de memórias, com o território e com a promoção de encontros. Por meio do financiamento do CONDECA2015, o Projeto da Casa das Caldeiras começou uma aproximação com a assistência social e, como resposta às demandas trazidas pelos parceiros dessa área, desenvolveu a Capacitação Imersiva para Profissionais do SUAS. Adoto a postura construcionista e uma abordagem teórico-metodológica que tem por foco as práticas discursivas cotidianas, desenvolvida no Núcleo de Práticas Discursivas no Cotidiano: Direitos, Riscos e Saúde (NUPRAD/PUC-SP). Por meio da análise de uma roda de conversa com participantes de uma das Capacitações Imersivas, busco investigar a relação que os profissionais do SUAS estabelecem, ou não, entre a prática de trabalho e o conteúdo apresentado pelo Projeto da Casa das Caldeiras. Para tanto, utilizo como método de análise das informações a construção de mapas dialógicos. Os mapas proporcionam o esclarecimento dos processos de conversação, assim, é possível situar o caminho feito pelo pesquisador para chegar às interpretações apresentadas e garantir o rigor da pesquisa. Recorri, ainda, a concepção de avaliação democrática para embasar a escolha do método e a análise das informações. Discuti as bases conceituais do Projeto da Casa das Caldeiras, definindo habilidades socioemocionais, as diferenciando dos Big Five, e introduzindo os “Elementos” -aspectos que estruturam a metodologia do Projeto. Foi feita uma breve apresentação do SUAS, passando por sua constituição como política pública, pela luta contra o assistencialismo e à normalização, e pela importância da formação no âmbito da assistência social, buscando aproximações com a Capacitação Imersiva. Descrevi a história e as características da Capacitação, para, então, trazer na análise a voz de profissionais que participaram do encontro. Foram analisadas cinco categorias discursivas: ambiente, equipe de trabalho, prática profissional, Política Socioassistencial e avaliação da Capacitação Imersiva. A análise discursiva sustentou a avaliação da Capacitação em três níveis: quanto à experiência da Capacitação em si; quanto à apropriação dos “Elementos” e quanto à possíveis paralelos entre os “Elementos” e a prática profissional. A avaliação sugere que os participantes da Capacitação Imersiva do Projeto da Casa das Caldeiras puderam estabelecer paralelos entre os “Elementos” e a prática profissional, potencializando o trabalho social com famílias

Palavras-Chave: Psicologia Social; Habilidades socioemocionais; Assistência Social; Política pública

Referência: Camara, Marcela De Silva e Sa Bittencourt. (2020). Habilidades socioemocionais como ferramenta para o trabalho social: avaliação de uma metodologia de capacitação para profissionais do Sistema Único de Assistência Social. Dissertação de mestrado, Mestrado em Psicologia (Psicologia Social), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

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