Xismara Rodrigues de Souza e Angela Helena Marin

Resumo: A inovação da Política Pública da Assistência Social, com a implementação de programas de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família (PBF), ampliou o campo de trabalho para profissionais da psicologia com vistas a desenvolver intervenções realizadas junto a usuários da rede no sentido de auxiliá-los a minimizar sua vulnerabilidade e risco social. Este estudo apresenta uma intervenção da psicologia cujo foco foi o descumprimento das condicionalidades do PBF. Tal ação foi organizada a partir de um grupo formado por famílias que estavam em descumprimento pela primeira vez e outro grupo formado por famílias reincidentes. A realização desses grupos tem possibilitado que os participantes entendam melhor a proposta do PBF, bem como fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários, sendo capazes de reconhecer a função de cada membro na família e a sua importância. Assim, tem-se conseguido reduzir o número de famílias em descumprimentos das condicionalidades exigidas.

Palavras-chave: sistema único de assistência social; política pública; programa bolsa família

Referência: Souza, Xismara Rodrigues de, & Marin, Angela Helena (2017). Intervenção com famílias em descumprimentos das condicionalidades do Programa Bolsa Família. Saúde e Sociedade, 26(2), 596-605. 

Disponível aqui

Outras publicações

PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: IMPASSES E REINVENÇÕES

Rafael Bianchi Silva e Flávia Fernandes de Carvalhaes

Leia mais »

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: VULNERABILIDADE PROGRAMÁTICA EM TEMPOS DE SARS-COV-2/ COVID-19 EM SÃO PAULO

Brisa Campos, Bruna Tchalekian e Vera Paiva

Leia mais »

A prática psicológica na proteção social básica do SUAS

Isabel Fernandes de Oliveira, Candida Maria Bezerra Dantas, Avrairan Fabrícia Alves Caetano Solon e Keyla Mafalda de Oliveira Amorim

Leia mais »

A atuação técnica no desenvolvimento da maternidade nos serviços de acolhimento em família acolhedora

Natália Capristo Navarro, Luciana Haddad Ferreira e Zoia Prestes

Leia mais »