Bernadete Pereira de Almeida e Tommy Akira Goto

Resumo: A ocorrência de violência contra crianças e adolescentes ganhou instrumentos e mecanismos de proteção a partir da Lei 8.069/90 que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Assim, o Programa Sentinela, hoje parte componente e fundante do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), é implantando como resposta direta à necessidade de acolhimento e cuidados para com esses sujeitos de direitos e vítimas de violência, bem como suas famílias. Nesse sentido, o presente artigo visa descrever a implantação, atuação (intervenção) e cuidado do psicólogo desse serviço, no município de Poços de Caldas (MG), explicitando o atendimento psicológico em Intervenção em Crise como recurso clínico-social para o profissional.

Palavras-chave: intervenção em crise; programa Sentinela (CREAS); atuação do psicólogo

Referência: Almeida, B. P. & Goto, T. A. (2011). Intervenção e cuidado com crianças e adolescentes vitimizadas: atuação do psicólogo no Programa Sentinela (CREAS) em Poços de Caldas (MG).Mudanças – Psicologia da Saúde, 19(1-2), 89-98.
Disponível aqui

Outras publicações

(Des)compassos do Trabalho Psicológico no Acompanhamento Familiar no CRAS

Valéria dos Santos Fernandes, Carolina Leonidas e Rafael de Tilio

Leia mais »

Risco, vulnerabilidade e infância: algumas aproximações

Betina Hillesheim e Lílian Rodrigues da Cruz

Leia mais »

PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE EX-ABRIGADAS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA: CARTOGRAFIA DE UMA EXPERIÊNCIA

Bruna Coutinho Silva, Andreza Moreira Marques, Raíssa Ferreira Morais e Roberta Carvalho Romagnoli.

Leia mais »