Ana Lúcia Alves Barboza, Elen Rodrigues Gonçalves Alegre Chic, Eliana Luzia Covre Dias Martines e Telma Gomes do Nascimento
Resumo: O presente artigo realiza uma análise qualitativa e quantitativa da estreita intersecção entre autoconhecimento, autoestima e as relações familiares de algumas mulheres residentes na cidade de Sud Mennucci, no estado de São Paulo, cujos filhos estavam matriculados na entidade municipal Casa de Assistência à Criança e ao Adolescente – Sonho Meu – no decorrer de 2007. Além disso, através do referido projeto, estas mulheres tiveram a oportunidade de construir um grupo de apoio, no qual fortaleceram a sua saúde psíquica e o exercício dos papéis sociais de: mãe, esposa, ser humano e profissional. Elas também aprenderam algumas estratégias relevantes à mudança comportamental. A metodologia escolhida foi bastante diversificada para atender às necessidades do grupo participante e de organização profissional, além de contar com o suporte de três áreas de conhecimento: Serviço Social, Psicologia e Pedagogia, condensadas nos departamentos de Assistência Social e de Saúde do referido município. Os resultados atingidos foram de grande valia para as relações familiares do público-alvo e para todos os profissionais envolvidos, quer seja direta ou indiretamente na execução do mesmo. A família é vista como a célula-tronco da nossa sociedade, na qual os valores morais, os princípios éticos, a cultura, a educação e outros conceitos são transmitidos e consolidados ao longo de gerações. Mas sabemos que uma entidade formadora de tamanha magnitude tem algumas lacunas, as quais foram abordadas na expectativa de serem sanadas, buscando a promoção e qualidade dos vínculos afetivos familiares através destas mulheres.
Palavras-chave: Autoestima; Autoconhecimento; Família; Filhos; Mulher; Relação interpessoal
Referência: Barboza, A. L. A., Chic, E. R. G. A., Martines, E. L. C. D., & Nascimento, T. G. do .. (2009). Mães de sonhos: uma proposta de reflexão e intervenção nas relações familiares. Saúde E Sociedade, 18, 57–62.
Disponível Aqui