Ruth Tainá Aparecida Piveta e Sonia Regina Vargas Mansano

Resumo: Este artigo tem por objetivo investigar o universo da Política de Assistência Social, com vistas a suscitar questionamentos acerca da inserção de psicólogos neste campo de atuação recente. Compreendendo-se o trabalho do psicólogo como eminentemente imaterial e afetivo, faz-se necessário analisar os efeitos dessa atividade relacional na vida desses trabalhadores. Compreender suas práticas exigiu a análise de algumas ferramentas conceituais capazes de promover uma intervenção mais contextualizada, que fosse além das prescrições já existentes, levando em consideração a multiplicidade dos afetos experimentados no cotidiano de trabalho e a implicação política dos profissionais que esse campo demanda.

Palavras-chave: psicologia; assistência social; trabalho imaterial; afeto 

Referência: Piveta, Ruth Tainá Aparecida, & Mansano, Sonia Regina Vargas (2014). O fazer como potência: atuação da psicologia no sistema único de assistência social. Revista de Psicologia da UNESP, 13(2), 14-25.

Disponível aqui

Outras publicações

Políticas públicas e direitos humanos: desafios à atuação do Psicólogo

Marivete Gesser

Leia mais »

Conselhos municipais: prática e impasses no cenário contemporâneo

Silvio José Benelli e Abílio da Costa-Rosa

Leia mais »

Resolução CFP nº 7, DE 10 DE ABRIL DE 2025

A Resolução CFP nº 7/2025 estabelece normas para o exercício profissional da psicologia com pessoas com deficiência. O documento visa garantir o atendimento ético e qualificado, combatendo o capacitismo. A

Leia mais »

CONCEPÇÕES DE GÊNERO E PROFISSIONAIS DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Greice Graff, Marlene Neves Strey & Luísa Fernanda Habigzang

Leia mais »