Adriana Barbosa Ribeiro

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar a atuação do psicólogo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), unidade da proteção social especial de média complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com a criação do CREAS ocorre o reordenamento de serviços e programas especializados que estavam dispersos na rede socioassistencial que passam a compor esse centro, formando um mosaico de ações voltadas para as pessoas com os direitos violados. Concomitantemente, há a entrada significativa de psicólogos no campo da Assistência Social e os questionamentos desses profissionais frente às demandas sociais especializadas e às (in)definições da política do SUAS quanto à proteção social especial. Buscou-se nesta pesquisa investigar como a atuação do psicólogo ocorre no CREAS por meio de entrevista semi-estruturada e de acompanhamento das práticas desenvolvidas por três psicólogas em um CREAS no Rio Grande do Norte (RN), apontado como uma das referências nacionais pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em 2008. Evidenciou-se um campo complexo de atuação, que se delineia entre a perspectiva do direito do usuário e a manutenção de dificuldades históricas pertinentes a Assistência Social. Em que o profissional é solicitado a agir para enfrentamento da violação do direito, mas não encontra um campo que possibilite o trabalho intersetorial e articulado, além de estar exposto a precarização do trabalho e a fragilidade dos vínculos empregatícios, associado à falta de formação para atuar na área. Portanto, ainda há muitos desafios para os psicólogos na construção de um trabalho que enfrente as situações de risco e rompa com a violação de direitos.

Palavras-chave: atuação do psicólogo; Centro de Referência Especializado de Assistência Social; políticas sociais.

Referência: Ribeiro, Adriana Barbosa (2010). O psicólogo na proteção social especial: atuação junto às vítimas de violação de direitos no CREAS. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

Disponível aqui

Outras publicações

Psicanálise na Assistência Social em Fortaleza-CE: Um Estudo sobre as Medidas Socioeducativas

Sônia Wan Der Maas Rodrigues, Jacqueline Oliveira Moreira, Leônia Cavalcante Teixeira, Ana Cláudia Rena, Cláudia Roberta Barros Cabral e Rossana Viégas Sena.

Leia mais »

O atendimento a queixas escolares no CRAS

Luís Fernando de Oliveira Saraiva

Leia mais »